Otoniel – 1º Juiz de Israel

1362 AC – (Anno Mundi 2534) – fim da geração fiel a Deus
Josué, conforme vimos, faleceu no Anno Mundi 2516, vindo a sobreviver a ele, por dezoito anos, o remanescente de sua geração, que foi até o fim de seus dias fiel a Deus. (Jz 2:10)

Com o fim desta geração, o povo se voltou aos deuses das gentes vizinhas e por conseqüência viu-se oprimido pelos povos ao derredor. (Jz 2:12-14)

1362 AC a 1354 AC – (Anno Mundi 2534 a 2542) – opressão da Mesopotâmia
Conforme Jz 3:8: “a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.”

Isto significa que depois da extinção da geração fiel a Deus, os contemporâneos de Josué, por oito anos consecutivos o povo foi oprimido, gerando desta forma a necessidade de um líder que libertasse o povo. É a partir do início da opressão que se inicia o tempo dos Juízes em Israel.

1354 AC a 1314 AC – (Anno Mundi 2542 a 2582 A.M.) – Otoniel – 1º Juiz de Israel
Com o fim da geração de Josué, Inicia-se o período de opressão da Mesopotâmia sobre Israel, área sob a influência da Síria, que conforme Jz 3:8, durou 8 anos.

Otoniel era sobrinho de Calebe, filho de seu irmão mais novo, Quenaz, portanto, da Tribo de Judá (Jz 3:9).
Sobre seu juizado, Otoniel restaurou a paz a Israel após derrotar seus contendores (Jz 3:10), o que durou até o fim de seus dias. O período de Otoniel durou 40 anos.

Todas as datas referentes à cronologia dos Juízes se estabelecem a partir de Jefté, o oitavo juiz. Conforme Jz 11:26, Jefté se reporta ao rei dos amonitas fazendo menção da conquista de Hesbom ocorrida 300 anos antes daquele dia. .Hesbom foi conquistada por Moisés no Anno Mundi 2487 e, por decorrência, Jefté se instalou como Juiz no Anno Mundi 2787 (2487+300).

A data de início de Otoniel pode ser calculada subtraindo-se do início de Jefté os anos de juizado de todos os seus antecessores, incluindo Otoniel. Veja a tabela a seguir.

São 245 anos entre o início de Otoniel e o fim de Jair. Explicaremos adiante por que Abimeleque não entra na contagem. Temos, portanto, que 245 anos antes do início de Jefté, Otoniel foi consagrado Juiz sobre Israel (2787 – 245 = 2542). Desta forma, Otoniel começou seu juizado no Anno Mundi 2542.

A história deste período irá repetir inúmeras vezes a mesma sequência de acontecimentos: o povo se afastará de seu Deus e será punido. Deus levantará um Juiz para libertar o povo e durante o tempo deste juiz haverá paz. O povo se afastará novamente de Deus (Jz 2:11-23). Israel só será curado de sua idolatria depois do cativeiro babilônico.

Os cálculos referentes às datas dos demais juízes seguirão este padrão: terminado o período de um juiz, inicia o do próximo, pela simples adição de datas.

Os acontecimentos relatados no final do Livro de Juízes, entre os capítulos 20 a 21, que tratam do levita e sua concubina, aconteceram quase que certamente no tempo de Otoniel, senão vejamos:

Jz 20:28 afirma que Finéias, filho de Eleazer, filho de Arão, ministrava em Betel perante a Arca da Aliança nos tempos de tal acontecimento. Eleazar foi consagrado Sumo Sacerdote por Moisés no mesmo ano do falecimento de Arão, no Anno Mundi 2487.

Entre sua consagração e o fim da geração fiel a Deus (2534 A.M.) que viveu depois dos dias de Josué passaram-se 47 anos. É razoável pensar que por volta deste tempo ou mesmo antes disto Eleazar tenha falecido junto com esta geração e que Finéias assumisse seu lugar por volta desta época, o que viria a acontecer num tempo muito próximo à consagração de Otoniel como juiz, cerca de 10 após o início de seu juizado.

Poderia ter acontecido 20 ou 30 anos depois disto, não importa. O período de Otoniel durou 40 anos e dificilmente tal evento teria acontecido nos dias de Eúde, primeiro porque demandaria uma longevidade excessiva da parte de Finéias e também porque um ato desta natureza é mais típico de uma época sem lei.

13 comentários

Filed under Uncategorized

13 responses to “Otoniel – 1º Juiz de Israel

  1. maria dapaz

    ao ler este artigo fiquei maravilhada com o conteudo gostaria que mandasse para o meu email os fatos impotantes que aconteceram .noperiodo de cada juiz de israel ai vai o meu email maria.pls@hotmail.com obrigada.

    • lucimar cardoso da silva

      Excelente artigo, eu também quero receber no meu Email as tribos de origem e os seus adversários de cada juiz de Israel. Ai vai meu email:lucimarcard@hotmail.com

      • Oi Lucimar, no topo da página que você comenta tem um link à direita que vai para o artigo seguinte, e assim em todas as páginas.

        Seguindo por eles você consegue as informações sobre todos os juízes, porque o texto está escrito em forma cronológica.

        Fica com Deus

  2. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  3. Cristina de Assis

    Excelente artigo gostei muitíssimo. também quero receber artigos que falem de cada juíz de israel. meu e-mail:tinadeassis@gmail.com desde muito obrigada.

  4. Oi Cristina, tudo certo?

    Grato pelo comentário. Veja que não estou publicando mais artigos neste blog porque ele funciona como um livro, de maneira que vai encontrar artigos sobre todo período dos Juízes e demais períodos da Bíblia.

    Acesse o Índice que verá a lista de todos os artigos.

    Fica com Deus.

  5. Nina

    Obrigado me ajudou muito nas pesquisas para prova oral!

  6. andrelrchagas@hotmail.com

    gostei muito desse artigo mas queria mas contéudo como seu casamento as terra que sua mulher recebeu como herança que era terra seca qual foi as terra que recebeu depois
    fico grato

  7. Cleide

    Gostei muito me ajudou bastante

  8. wanderson

    Muito bom!!! Por favor mande para meu e-mail os fatos históricos que vc tem desta epoca de juizes…
    wanderson-tuca@hotmail.com

  9. Marilia santos xavier junqueira

    Gostaria de receber tudo que puder sobre josue e Otniel pra frente. amo a historia da biblia.Marilia – mariliasaxa@bol.com.br