Pequena nota sobre Vespasiano, Tito e Domiciano

Tito Flávio Vespasiano foi o primeiro imperador romano da chamada dinastia Flaviana (Flávios), tendo governado o império entre 69 a 79. Depois dele, seus dois filhos o sucederiam, Tito, entre 79 e 81, e Domiciano, entre 81 e 96. Foi Vespasiano quem construiu o famoso Coliseu romano.

Vespasiano seguiu a carreira militar vindo a destacar-se em 43 na invasão da Britânia durante o governo de Cláudio. Foi eleito cônsul em 51, vindo a ser nomeado governador da Província da África em 63. Em 66, face aos acontecimentos na Judeia, foi designado por Nero para conduzir a guerra contra os judeus. Seu filho Tito foi seu ajudante pessoal durante esta campanha. Achavam-se os dois ocupados com o cerco de Jerusalém quando chegou a notícia do suicídio de Nero, em junho de 68. Vespasiano foi aclamado imperador pelos exércitos romanos do oriente em junho de 69. Neste intervalo de tempo Roma teve três imperadores distintos: Galba, Oto e Vitélio. Ao regressar a Roma para tomar posse do governo Vespasiano deixou Tito encarregado de terminar a guerra contra os judeus.

Tito (Tito Flávio Vespasiano Augusto), filho mais velho de Vespasiano viria a ser o imperador romano entre os anos de 79 e 81. Foi Tito quem conquistou Jerusalém. Durante o seu governo aconteceu a famosa erupção do Vesúvio em 79 que destruiu as cidades de Pompeia e Herculano.

Tito foi seguido no governo de Roma por seu irmão Domiciano (Tito Flávio Domiciano) reinou 15 anos, entre 81 e 96 . Foi no tempo deste imperador que João, exilado em Patmos, escreveu o Apocalipse.

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Pequena nota sobre Vespasiano, Tito e Domiciano

  1. HILDEBRANDO BARBOSA GOMES

    QUE MATRIA!OBRIGADO PELA HISTRIA.