Entre a morte de Josué e o juizado de Otoniel

1380 AC a 1354 AC (2516 A.M. a 2542 A.M.)
Após a morte de Josué, Israel se manteve fiel a Deus pelo tempo em que ainda viveu um remanescente da geração mais antiga. Vejamos o texto bíblico que fala a este respeito: “E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.

Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel.” (Js 24:29-33)

Após a extinção desta geração, Israel se afastou de Deus, vindo a se misturar com os povos que ainda habitavam aquela região, de maneira que em pouco tempo já haviam se adaptado a seus costumes e adotado seus deuses (Js 3:6-7), sobretudo pela união matrimonial. Como consequência disto, Deus puniu o seu povo, levantando contra ele as nações que estavam ao seu redor, começando pela Mesopotâmia.

O tempo entre a morte de Josué e o início do período dos Juízes, é intercalado, portanto, pela existência desta geração a que se refere Js 24:31, somado ao tempo da opressão perpetrada pelo rei da Mesopotâmia, a quem Israel veio a servir por oito anos (Js 3:8), opressão esta, que depois do clamor do povo, fez com que Deus levantasse um juíz para libertar Israel.

A Bíblia não se refere à duração destes tempos – nem sobre quanto durou a geração dos sobreviventes, nem quando começou o período de opressão sobre Israel. No entanto, graças ao sincronismo revelado por Js 11:26, temos com precisão a data de início do juizado de Otoniel, o primeiro juiz de Israel, no Anno Mundi 2542.

Js 11:26 relata a conversa entre Jefté, o oitavo juiz deste período, e o rei dos amonitas, onde Jefté cita que 300 anos antes daquele dia, Moisés conquistara a cidade de Hesbom, que no referido diálogo era reclamada de volta pelos amonitas.

Hesbom foi conquistada e anexada a Israel por Moisés, no quadragésimo ano da peregrição pelo deserto, portanto, no Anno Mundi 2447. Desta forma, conforme demostraremos mais adiante, Otoniel, o primeiro juíz de Israel, iniciou seu juizado no Anno Mundi 2542.

Como Josué faleceu em 2516 A.M., 26 anos foram passados desde a sua morte até o primeiro juiz de Israel. Estes 26 anos compreendem, portanto, o período restante da vida dos anciãos e todos os 8 anos de opressão da Mesopotâmia, de onde se conclui que o período dos anciãos durou 18 anos e foi seguido por oito anos de opressão, que é o marco do início de Otoniel.

Flávio Josefo, o mais acreditado historiador da antiguidade dos judeus, conforme sua obra, História dos Hebreus, Volume 2, Capítulo 225, conclui que a geração dos anciãos se extinguiu 18 anos após a morte de Josué.

Jasher 91:12 diz que “os anciãos julgaram Israel depois da morte de Josué por dezessete anos.”

A Seder Olam Rabbah estabelece que “o tempo dos anciãos foram muitos dias mas não anos”. Em outras palavras, diz que a geração fiel a Deus vive praticamente até o Otoniel e que este período é curto.

A provável razão para o comentarista da Seder Olam falar em dias é provavelmente justificar a alocação dos oito anos de opressão da Mesopotâmia dentro do período de Otoniel, pois, conforme iremos constatar, há uma regra de contagem de tempo para este período, que estebelece que os tempos de opressão não devem ser contados. Desta forma, tentando ser coerente com este princípio, descarta a possibilidade deste tempo, a dominação mesopotâmica, ser uma excessão.

Esta lógica funciona bastante bem dentro do período dos juízes, no entanto, é mais provável que a opressão tenha ocorrido antes da escolha de Otoniel, como fator que desencadeou uma onda de punições e gerou a necessidade de um libertador. Depois disto, como veremos, os tempos de opressão ocorrerão em simultâneo com o dos juizes.

6 comentários

Filed under Uncategorized

6 responses to “Entre a morte de Josué e o juizado de Otoniel

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Adauto sousa

    Muito bom este encino

  3. Grato pela visita, Adauto. Deus te abençoe.

  4. Otoniel Domingos de Sousa Filho

    Meu nome também é Otoniel. As informações são bastantes ricas e de fácil entendimento.

  5. evaldo paixao

    muito bom esse ensino! DEUS continue abençoando todo esse ministério. shalom

  6. maria das graças a... maciel

    fico atenta gostaria de conlhecer a fundo um abraço que DEUS ABEÇOE A TODOS