O Êxodo

1448 AC – 15 de Nisã – (Anno Mundi 2448) – o Êxodo de Israel
“E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.“ Ex 12:41

Quando Moisés deu o primeiro passo saindo do Egito em direção à terra prometida, exatamente naquele mesmo segundo se completaram os quatrocentos e trinta anos desde a promessa a Abraão. Assim funciona o relógio de Deus, não há outra forma de se compreender este versículo. Deus não não faria coincidir apenas a contagem dos dias, não há por que duvidar.

Da mesma forma e de um outro ponto de vista, quando a passagem paralela (Gn 15:13) nos faz concluir que o Êxodo se deu quatrocentos anos depois do nascimento de Isaque, não há por que duvidar que a hora da partida de Israel do Egito não coincidiu com o exato segundo em que nasceu Isaque.

A palavra “dia”, empregada aqui por Moisés, se refere à menor parcela de tempo possível de ser contada naquela ocasião. Não seria possível o emprego da fração “segundo”, ou “milésimo de segundo” como comumente empregamos hoje nas nossas medições. A hora não era precisa. Não havia como dizer “nove horas e vinte e dois minutos”.

Sairam com Moisés do Egito cerca de 600 mil homens aptos para a guerra, o significa dizer, cerca de dois milhões de pessoas no total.

O Êxodo se deu no dia 15 de Nisã (Março/Abril) do Anno Mundi 2448. Com esta data concordam todos os documentos escritos dos judeus sobre o assunto. Moisés conduziu o povo pelo caminho do deserto do Mar Vermelho e levou consigo os ossos de José (Ex 13:19), que morrera no Egito duzentos anos antes e fizera seus irmãos prometer que assim o fariam quando deixassem aquela terra.

A morte de José se deu exatamente na metade do tempo entre o nascimento de Isaque e o Êxodo.

1448 AC – (Anno Mundi 2448) – travessia do mar vermelho
Saindo do Egito, era necessário cruzar o Mar Vermelho para seguir em direção a Canaã. Diz Ex 14:4 diz que Deus endureceu o coração de Faraó para que perseguisse os israelitas.

Moisés abriu o Mar possibilitando que o povo passasse entre dois portões de água. Os egípcios seguiram o mesmo caminho e foram mortos quando as águas se voltaram contra eles.

Lembremos da promessa de Deus a Abraão: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” (Gn 12:3)

Da mesma forma que os egípcios mataram por afogamento os infantes israelitas nas águas do Nilo, Deus lhes pagou na mesma moeda.

6 comentários

Filed under Uncategorized

6 responses to “O Êxodo

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. muito bem elaborado este trabalho

  3. Luiz Carlos Knob

    Se José começa a governar o Egito no anno Mundi de 2229, cfme tabela 22, somados 430 anos para o ínicio do Êxodo, estaremos no anno mundi de 2669 (sem considerar o tempo de fartura e de fome), e não 2448 cfme. https://cronologiadabiblia.wordpress.com/2011/01/09/o-exodo/
    “O Êxodo se deu no dia 15 de Nisã (Março/Abril) do Anno Mundi 2448.”

    • Oi Luiz, tudo certo?
      Os 430 anos são contados a partir da promessa de Deus a Abraão.
      São 430 anos da promessa até Êxodo e 400 anos desde o nascimento de Isaque até o Êxodo.

  4. Allan

    Olá,
    Apenas uma pequena correção. No último tópico, falando da travessia do mar vermelho, a citação de Gn 14:4, na verdade é Ex 14:4, em que Deus endureceu o coração de Faraó.

  5. É verdade, está errado. Já corrigi.
    Grato, Allan.