Jeosafá – 4° rei de Judá – 25 anos – 873 AC a 849 AC

Anno Mundi 3023 a 3047 A.M. – (1 Rs 22:41-42)

Referência Bíblica
“E Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel. E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.” (1 Rs 22:41-42)

Jeosafá, 4° rei de Judá, suscedeu naturalmente Asa, seu pai, no 4° ano de Acabe (3020 + 3), com 35 anos de idade, e reinou 25 anos (1 Rs 22:41-42).

A Bíblia menciona que Azuba, filha de Sili, era sua mãe. Deveria ser, portanto, judia, uma vez que sua nacionalidade não é mencionada.

Foi um rei fiel a Deus, seguindo os mesmos passos de seu pai, Asa. Empenhou-se em dissiminar a Lei de Moisés entre o povo e desta forma Deus lhe confirmou o reinado e o fortaleceu sobremaneira de modo que pode fortificar várias cidades de Judá e prosperar, obtendo desta forma grande respeito por parte dos povos vizinhos (2 Cr 17:10).

Embora fosse um rei que nunca se apartou do caminho de Deus, nem por isto presumiu que Sua proteção sobre Judá fosse incondicional. Quando ameaçado por amonitas, moabitas e edomitas, que vieram unidos fazer guerra contra Judá, Jeosafá e todo o povo se humilhou e pediu graça a Deus contra seus inimigos.

Vejamos 2 Cr 20:12: “Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.”

Lembremos que quando Moisés, a caminho da terra prometida, no 40° ano da peregrinação pelo deserto, quis atravessar as fronteiras de dos filhos de Esaú (Dt 2:1-9), as montanhas de Seir, mas Deus ordenou que Israel se desviasse deste povo. Agora, num senso de oportunismo do mais forte contra o mais fraco, Edom se junta aos moabitas e amonitas contra Juda (2 Cr 20:10).

Foram derrotados por Deus sem que Jeosafá necessitasse colocar um homem sequer na batalha (2 Cr 20:17-24), e nem mesmo buscar ajuda junto ao rei de Israel com quem havia colaborado em situação semelhante.

Com certeza é esta a maior lição que se pode tirar da vida deste grande rei de Judá: Muitas vezes nos sentimos garantidos pela proteção de Deus e não nos damos conta de que o inimigo arregimenta forças para nos destruir. Jeosafá não se sentiu seguro somente porque andava com Deus, mas na hora da aflição, chamou todo o povo e clamou pela proteção do Criador.

Isto se chama fé, o ato de tornar pública uma petição a Deus.
Jeosafá co-reinou com seu filho Jeorão entre os anos 17º e 25º e último ano de seu reinado, sobre o que trataremos adiante no reinado de Jeorão.

Uma vez que não há qualquer indicação de problemas graves, a principal motivação desta co-regência foi a de assegurar que Jeorão, o primogênito, reinaria após Jeosafá, sobretudo para consolidar a aliança estabelecida entre Israel e Judá.

Jeorão casou-se com Atalia, filha de Acabe, rei de Israel (2 Cr 21:6). Flávio Josefo a chama de Gotólia, e credita este casamento a uma aliança que Jeosafá fez com Acabe para manter a paz também com Israel, uma vez que ele conseguira ter paz com todos os povos vizinhos (História dos Hebreus, Volume 3, Capítulo 367).

Anos depois de haverem unido suas famílias, no ano da morte de Acabe, Jeosafá fez com ele uma aliança para fazer guerra contra o rei da Síria. Por conta disto, sofreu uma séria reprimenda por parte do Profeta Jeú (2 Cr 19:2). Acabe veio a falecer na batalha por causa de uma flecha atirada a esmo.

Jeorão se aliou ainda, depois disto, a seu cunhado, a seu cunhado, Jorão, rei de Israel, filho de Acabe, para lutar contra os moabitas (2 Rs 3:7), ocasião em que também foram vitoriosos.

Durante o reinado de Jeosafá sobre Judá, reinaram em Israel, Acabe, por 17 anos, Acazias por 1 ano, e Jorão por 7 anos, descontados os anos de ascensão dos dois últimos. Jeosafá morreu no Anno Mundi 3047, (851 AC) quando foi sucedido por seu filho Jeorão.

3 comentários

Filed under Uncategorized

3 responses to “Jeosafá – 4° rei de Judá – 25 anos – 873 AC a 849 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Anderson de Almeida Santos Fernandes

    Só uma correção: “Jeosafá se aliou ainda, depois disto, a seu cunhado, Jorão, rei de Israel, filho de Acabe…” seria “Jeorão se aliou ainda, depois disto, a seu cunhado, Jorão, rei de Israel, filho de Acabe” pois Jeorão que casou-se com a filha de acabe Atalia.

  3. Ops, verdade Anderson, vamos corrigir, super obrigado.