Ano 30 DC – 14 de Nisan – quarta-feira – 9 horas da manhã – a crucificação

Marcos usa a forma judaica de contar o tempo para nos informar que às 9 horas da manhã Jesus foi crucificado: “E era a hora terceira, e o crucificaram.”  (Marcos 15:25)

É do consenso geral que o Evangelho de Marcos teve como destinação primeira a cultura romana, e desta forma, ao se referir às horas tem o cuidado de usar a contagem judaica, de maneira a não associar seus leitores à idéia de transferência de qualquer responsabilidade aos romanos pela morte de Jesus.
 
Ano 30 DC – 14 de Nisan – quarta-feira – das 12 às 15 horas – trevas sobre a Terra
Marcos informa que entre o meio dia e 15 horas houve trevas sobre a Terra: Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona”
 
Ano 30 DC – 14 de Nisan – quarta-feira – 15 horas – morte de Jesus
Conforme MT 27:50-54, às 15 horas, quando Jesus deu seu último suspiro, o véu que isolava no Templo o lugar santíssimo se rasgou de cima a baixo; a terra tremeu e muitos crentes em Jesus foram ressuscitados. Naquele preciso instante. Jesus consumara sua missão.

Recordando o contexto da conversa que Jesus tivera com a mulher samaritana, chegara o tempo em que não havia mais separação entre o homem e o criador. O véu do Templo fazia a separação do Lugar Santo do Santíssimo, onde apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano para expiar os pecados da nação. Estava desfeita a separação do homem com o seu Criador, permitindo desta forma o cumprimento das palavras de Jesus à mulher samaritana: ” Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”(João 4:23)

Jesus morreu, portanto, no mesmo dia que os judeus sacrificavam o cordeiro da Páscoa. “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.” (Ex 12:1-6)

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “Ano 30 DC – 14 de Nisan – quarta-feira – 9 horas da manhã – a crucificação

  1. párabens,correto!!!,em seu dicernimento.

  2. Pingback: Índice | Cronologia da Bíblia