A Ceia do Senhor

A ceia pascal, como já vimos, é composta da carne do cordeiro sacrificado, além do pão ázimo, e de ervas amargas. As ervas amargas representam os dias de sofrimento no Egito, enquanto o pão sem fermento representa a pressa dos hebreus em deixar aquele lugar.

Já a Ceia do SENHOR, a última ceia de Jesus, não tinha estes elementos. Havia, sim, o pão, que o texto bíblico não informa se levedado ou não, além do vinho, algo que não faz parte da ceia pascal.

Se Jesus tivesse comido a Páscoa, certamente haveria à mesa estes elementos, as ervas amargas, o cordeiro e o pão sem levedura. Em Mateus 5:17 o próprio Jesus afirma: ” Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”, e se estivesse cumprindo a Lei, tais elementos estariam à mesa, mas não estavam, o que nos faz concluir que não era de fato a ceia pascal, conforme a informação de João.

Ano 30 DC – 13 de Nisan – Terça-feira – a preparação da Ceia do Senhor
A crucificação de Jesus veio a acontecer, de acordo com a maneira dos judeus contarem o tempo, no mesmo dia da crucificação. Embora a Ceia tenha ocorrido à noite e a crucificação na manhã seguinte, trata-se do mesmo dia, pois para os judeus o dia se inicia no por do sol, e não no alvorecer.

Se por um lado Mateus, Marcos e Lucas aparentemente apontam para a crucificação na sexta-feira, por ser véspera de sábado, que supostamente, conforme se crê, seria a Páscoa, João afirma que ela ocorreu antes disto.

Estar ciente de que a Bíblia é a Palavra de Deus, não é só o aspecto mais importante da interpretação da Escritura, mas sim, o único que devemos ter em mente, pois, sendo a Palavra do próprio Deus, a Bíblia é perfeita em cada mínimo detalhe, e sendo assim, não devemos temer colocá-la à prova em circunstância nenhuma.

Ora, se a Palavra de Deus é perfeita, temos que entender que ambas versões falam da mesma coisa, e desta forma nos resta entender o significado das narrativas dos sinóticos. Tomemos como material de análise o texto de Lucas 22:7-14, uma vez que Marcos e Mateus se estruturam da mesma forma.

A narrativa de nenhum dos evangelhos segue uma linha cronológica. Não é possível, desta forma, estabelecer com precisão nem a cronologia da maioria dos eventos da vida de Jesus, e nem tampouco ordenar a sequência dos acontecimentos com certeza absoluta. Também os evangelhos não têm o propósito de contar a história de Jesus.

Os evangelhos se completam e se harmonizam. Se não tivéssemos, por exemplo, o Evangelho de João, concluiríamos que o ministério de Jesus teria durado cerca de um ano, e não três. Não tivéssemos Lucas, não saberíamos com precisão a data do batismo de Jesus, e desta forma, a preocupação dos redatores não é narrar a história de Jesus, mas sim, os seus ensinamentos. E se não narram a história, por que esperar que os capítulos estejam cronologicamente ordenados?

É o caso dos relatos dos três sinóticos: nenhum deles poderia estar dizendo que no dia dos ázimos, 14 de Nisan, Jesus mandou que os discípulos fossem preparar a Páscoa. Quando o verso 7 de Lucas, no caso que estamos examinando, diz que chegou o dia dos ázimos, não está se referindo que naquele dia Jesus mandou preparar a Páscoa, mas sim que naquele dia comeu a Páscoa com os discípulos, que por suposto, teria sido preparada anteriormente. Se discordarmos disto, fazemos o Evangelho de João mentiroso, uma vez que ele afirma que a data foi outra.

Uma forma melhor de entender esta explicação é ler o texto referido (Lucas 22 7-14) colocando o verso 7 em seu real contexto cronológico, querendo assim significar a data da Ceia, e não da preparação. Vejamos como fica:

Lucas 22
8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
9 E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
10 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
11 E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei preparativos.
13 E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.

7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.

14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos

Não estamos aqui alterando a Escritura, mas sim, propondo um arranjo cronológico diferente que nos possa permitir entender qual assunto está em foco. Entendendo desta forma, que a narrativa está datando a Ceia, e não o dia dos preparativos, os textos sinóticos se alinham perfeitamente ao de João, sem qualquer conflito.

No dia 13 de Nisan, terça-feira, os apóstolos prepararam a Ceia, que foi tomada por Jesus e seus discípulos depois do por do sol daquele dia, quando já iniciava um novo dia, o dia da preparação, 14 de Nisan.

10 Comentários

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10 responses to “A Ceia do Senhor

  1. Francisco Muller

    A Ceia nos dias de hoje deve ser preparada com pão sem fermento?

  2. Oi Francisco. O texto bíblico não informa se o pão usado na Ceia do Senhor era ou não fermentado.
    Para nós, o importante não é a questão do pão ser ou não fermentado, mas sim, cumprir o memorial ordenado pelo Senhor até a Sua volta.
    Ademais se houvesse alguma importância nisto, certamente Jesus teria dito explicitamente, e não disse.
    Um feliz ano novo para você.

  3. Pingback: Índice | Cronologia da Bíblia

  4. Claudemir Andrade Lucas

    A ceia do Senhor Jesus não foi na sexta- feira? Não comeu o senhor e seus dicipulos a ceia ,e logo mais proximo a meia noite Jesus foi traido e entregue aos Judeus para ser julgado no tribunal religioso de Caifaz?
    Como vçs dizim que a ceia do Senhor foi na terça-feira.

  5. Oi Claudemir, como está?

    De acordo com a Bíblia não há qualquer indício da Ceia ter acontecido numa sexta-feira, é uma tradição católica que a reforma não tomou conhecimento. É um assunto extenso que é explicado nos capítulos anteriores. Leia se possível.

    Toda festa religiosa dos judeus, conforme a Lei, é um sábado, independente do dia da semana em que caia, como no caso da Ceia.

    Abc

  6. Marco

    Shalom irmãos! Baruch hashem , é muito importante que estas e outras dúvidas sejam esclarecidas,eles não podem mais esconder a verdade ,pois agora o acesso a informação é livre ,é para todos ,só não sei por quanto tempo.enquanto isto vamos adorando o SENHOR e guardando conhecimento.Agradesso a DEUS por vocês .O meu sincero SHABAT SHALOM.

  7. Manuel fernando

    eu tenho essa otica, do dia da morte do Senhor, porem observe que foram 2 ceias, a primeira da pascoa e a segunda a do Senhor, onde cortou o pão e bebeu o vinho, ainda mais eu defendo e sempre vou defender suco integral de uva na ceia do Senhor e pão sem fermento, pois não houve macula em Jesus. Jesus sempre falou do fermento como simbolo do pecado, Paulo da mesma maneira, então porque comer o pão com fermento no dia da ceia?

    • Claudirceu Marra

      Olá Manuel,
      É importante considerar que os textos bíblicos, especialmente dos evangelhos não tratam de regras. O único novo mandamento: amor ao próximo como Jesus nos amou (este sim, o novo mandamento).
      Se nos apegamos às nossas ideias (achologia) desprezando a teologia corremos o risco de criarmos novas seitas. Quanto à ceia, há quem adote vinho, que adote copo, quem adote cálice. Outros criam regras para quem deve participar ou não, quantas vezes por mês deve ocorrer a Santa Ceia, etc. Porém, é o mesmo Espirito que opera tudo em todos.
      Paulo mesmo recomenda que deixemos de lado fábulas e genealogias, o que entendo que devemos buscar manter o foco em Jesus, autor e consumador da fé.
      Paz!

  8. Claudirceu Marra

    Manuel, devemos ter cuidado com nossas defesas, misturando textos bíblicos com nossa “achologia” sem considerar os aspectos teológicos. Este caminho podem ter gerado inúmeras seitas. No caso da seita há quem defenda o copo único e coletivo, em outros casos exclusivo, uso de cálices, pão partido ou pão cortado, etc, etc, etc.
    Paz!

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