O período entre 3 AC e 14 DC

3 AC – Anno Mundi 3893 – a fuga para o Egito e a matança dos inocentes
Uma vez cumprida a purificação de Maria e a apresentação de Jesus no Templo, nada mais impedia que a família retornasse a Nazaré, seu local de residência.

Tendo sido, no entanto, advertidos por sonho que Herodes buscaria a criança para matá-la, seguiram para o Egito, onde permaneceram por cerca de dois anos até que Herodes estivesse morto.

Quando Herodes deu por falta de algum retorno da parte dos magos, logo concluiu que haviam partido, e desta forma, tomando como base a data que lhe haviam informado sobre o aparecimento da estrela, mandou que fossem mortos todos os meninos nascidos em Belém de menos de dois anos.

Podemos inferir, desta maneira, que a estrela tenha sido avistada pelos magos nesta época, cerca de dois anos antes do nascimento de Jesus. Depois da morte de Herodes a família retornou a Nazaré, muito provavelmente em 1 AC, uma vez que Herodes faleceu, conforme vimos, antes da Páscoa daquele ano.

10 DC – (Anno Mundi 3905) – Jesus celebra a Páscoa em Jerusalém
Conforme Lucas 2:42, Jesus esteve em Jerusalém para a celebração da Páscoa quando tinha 12 anos de idade, em 10 DC, portanto.

14 DC – (Anno Mundi 3909) – morte de Augusto e ascensão de Tibério César
A história secular registra a ascensão de Tibério ao trono de Roma no ano 14 de nossa era. Lucas 3:1 faz referência a Tibério quando aponta o batismo de Jesus em seu 15° ano de governo.

4 comentários

Filed under Uncategorized

4 responses to “O período entre 3 AC e 14 DC

  1. Evanildo

    Jesus morreu pelo nossos pecados
    . Por isso temos q recompesar tudo o que ele fez por nós!

  2. olá, meu nome é irineu,gostaria de saber a fonte de informação do ano mundi,e tambem a morte de augusto,e ascensão de tibério cézar.POIS vc, citou lucas:3:1,no entanto não achei conotação entre o 15-* ano de tiberio,com o batismo de jesus cristo,pois jesus quado foi batizado por joão tinha 30 anos!!,conforme a escritura;obs. não sou pastor nem pregador, sou apenas um observador, e gostei muinto do seu trabalho, aguardo resposta;

  3. Olá, Irineu, grato pelo comentário.

    O termo Anno Mundi significa nesta cronologia “anos desde a criação de Adão”.

    Note que os judeus usam este termo em seu calendário atual, mas embora o significado seja o mesmo que empregamos aqui, a contagem de tempo dos judeus difere da nossa por conta dos “anos faltantes” em seu calendário, assunto que também aboradamos neste trabalho. Desta forma, Anno Mundi aqui é a contagem bíblica dos anos.

    Pela Bíblia somamos 3896 anos entre a criação de Adão e o ano 1 de nossa era (1 DC)..

    Lucas declara que Jesus foi batizado no 15° ano de Tibério Cesar.

    A história secular é unânime em declarar o início de Tibério em 14 DC, que seria, consequentemente, o ano da morte de Augusto.

    Se 14 DC é o 1° ano de Tibério, o ano 28 DC é o 15°, o que nos dá a data de batismo de Jesus (28 DC).

    Jesus teria em 28 DC cerca de 30 anos de idade, e desta forma teria nascido em 3 AC.

    Diga lá o que acha.

    Fica na paz de Deus, meu irmão.

  4. Pingback: Índice | Cronologia da Bíblia