A hipótese do nascimento de Jesus em 6 AC – Anno Mundi 3890

Conforme Mt 2:1, algum tempo depois que Jesus nasceu vieram visitá-lo uns magos do oriente que indagaram às pessoas de Jerusalém sobre seu local de nascimento, fato que perturbou Herodes, e toda Jerusalém.

Quando os magos se despedem de Jesus e sua família, são avisados para retornarem por outro caminho, e a própria família se refugia no Egito.

Herodes mandou então que fossem mortos todos os meninos nascidos em Belém de dois anos para baixo (Mt 2:16), conforme seu cálculo sobre a idade limite que teria Jesus nesta ocasião.

Conforme vimos pelos relatos de Josefo a respeito do caráter de Herodes, é fácil compreender por qual razão ele veio a acrescentar mais este crime hediondo à sua longa lista de pecados. Por medo de perder o poder, Herodes veio a matar seus amigos e colaboradores mais próximos, assassinou dois sumos sacerdotes, um irmão, três filhos, e a própria esposa. Como vemos, não lhe foi difícil tomar a decisão de assassinar os infantes de Belém.

Desta forma, sabendo-se que a morte de Herodes é consensualmente acreditada pelos historiadores em 4 AC, descontados estes dois anos, poder-se-ia estabelecer o nascimento de Jesus em 6 AC, no Anno Mundi 3890. Parece razoável, uma vez que se alinha o nascimento de Jesus com uma data historicamente aceita.

É oportuno lembrar que Dionísio, o Exíguo, estabeleceu que Jesus nascera em 25 de Dezembro, a partir do que, a data foi fixada pela igreja católica, sendo hoje aceita pelas demais denominações cristãs.

Tradição à parte, sabe-se que o natal foi fixado em 25 de Dezembro porque pareceu bem à Igreja Católica fazer coincidir a celebração do nascimento de Jesus com a mais importante data celebrada por pagãos gregos e romanos naquele tempo, que se refere ao antigo festival do nascimento do deus Sol, o que veio a facilitar imensamente o sincretismo religioso e a aceitação da data no mundo pagão. (The Golden Bough – O Galho Dourado – James George Frazer – 1890, Pág 471).

Jesus nasceu provavelmente entre os meses de Agosto e Setembro pelas evidências dos textos bíblicos, como por exemplo, a que descreve os pastores de ovelhas fazendo a vigília do rebanho à noite (Lc 2:8), o que seria impossível de acontecer em Dezembro, uma vez que é inverno nesta época.

Israel está localizado entre 29°-33° ao norte do Equador, o que caracteriza seu clima como subtropical, com temperaturas no mês de Dezembro variando entre 5 e 18 graus centígrados em Tel-Aviv, podendo chegar a zero grau nas cercanias de Jerusalém e Belém.

José e Maria se deslocaram de Nazaré a Belém da Judéia por ocasião do censo romano ordenado por Augusto Cesar, quando cada chefe de família devia se apresentar em seu local de nascimento. Por que razão os romanos fariam um censo em pleno inverno quando poucas pessoas teriam condição de trafegar devido a dureza do clima da estação?

Desta forma, se vincularmos o nascimento de Jesus ao fato historicamente aceito de que a morte de Herodes ocorreu em 4 A.C., somos obrigados a concordar com seu nascimento em 6 A.C. ou minimamente em 5 A.C.

Se concordamos com 6 A.C., neste caso como o mais provável ano do nascimento de Jesus, por decorrência teríamos que concluir que Jesus foi crucificado aos 35 anos de idade, o que contraria a informação passada por Lucas (Lc 3:23) que Jesus tinha cerca de 30 anos quando foi batizado. Estaria correto?:

Há, de fato, dois fatores importantes a serem considerados para concluirmos o ano de nascimento de Jesus: a morte de Herodes, e as datas relacionadas à estrela de Belém.

Sabendo que conforme as leis de Kepler, podemos determinar com exatidão, em qualquer época, a posição de qualquer estrela ou planeta, examinaremos as principais teorias a este respeito na tentativa de encontrar nossa estrela. Esgotemos, antes disto, as questões referentes à morte de Herodes tratadas no post abaixo:

https://cronologiadabiblia.wordpress.com/2011/10/03/a-questao-da-morte-de-herodes/

3 comentários

Filed under Uncategorized

3 responses to “A hipótese do nascimento de Jesus em 6 AC – Anno Mundi 3890

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Excelente postagem, este site tem me ajudado muito

  3. cicero alves

    Se, como tudo indica, Jesus nasceu em 6 a.C., também fica confirmado que a sua morte se deu no ano 3791 “do inicio do mundo”. Nesse mês de nisan, dia 15,ou, no equivalente, o calendário juliano, 07/04/30, sexta-feira, contava Ele, 33 anos e meio de idade, e três anos e meio de vida pública.