59 AC – (Anno Mundi 3837) – Júlio Cesar

No ano 59 AC Julio César, Pompeu e Crasso se juntam para formar o primeiro triunvirato a governar Roma, cada qual motivado por uma paticular necessidade.

Cesar fora eleito cônsul e precisava apoio para combater os povos gauleses ao norte; Pompeu, que era genro de Cesar, necessitava de grandes quantidades de terras para doar a seus soldados veteranos, e o interesse de Crasso, tido como o homem mais rico de Roma, era obter apoio para liderar o combate aos persas.

Em suas campanhas, Cesar saiu-se vitorioso não somente na Gália, mas expandiu consideravelmente as fronteiras de Roma vindo a conquistar a Britânia e Germânia.

Crasso foi derrotado e morto frente aos persas, um verdadeiro desastre de planejamento e logística militar, de onde se origina o uso do termo “erro crasso” utilizado até os nossos dias.

Na mesma época, morre ao dar à luz, a filha de Cesar, esposa de Pompeu, que casa-se então com a filha Scipião, maior inimigo de Cesar. Todos estes são os ingredientes de uma guerra civil que se forma por volta de 50 AC quando Pompeu ordena a Cesar que dissolva suas legiões e retorne a Roma.

Cesar, que conhecia os nomes de todos os seus centuriões e era amado por seus soldados desacata as ordens do senado e marcha com suas legiões para Roma. A guerra civil se instala terminando com a derrota de Pompeu na Grécia e Cesar a tornar-se ditador de Roma e Cônsul pela segunda vez em 48 AC.

Em 47 AC, em campanha pelo Egito, Cesar afasta do trono o rei Ptolomeu XIII e o substituiu por sua irmã, Cleópatra, com quem vem a gerar um filho, Ptolomeu XV (Cesarion).

Cesar criou em 46 AC o calendário juliano que viria a substituir o calendário romano e duraria até o século XVI quando seria substituído pelo Gregoriano em uso até os nossos dias. Em ambos o mês de Julho é uma homenagem a Júlio Cesar.

Cesar foi assassinado nem 44 AC numa reunião do senado romano.

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “59 AC – (Anno Mundi 3837) – Júlio Cesar

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia