A Septuaginta

250 AC (Anno Mundi 3646) – a Septuaginta
Com a divisão do império construído por Alexandre, Pitolomeu, chamado Soter, tornou-se senhor do Egito, o qual governou entre os anos 323 AC até 284 AC, dois anos antes de sua morte, quando renunciou em favor de seu filho mais jovem, Ptolomeu Filadelfo.

A dinastia dos Ptolomeus dominaria a terra dos faraós por longo tempo, e teria na famosa Cleópatra, sua última representante.

Ptolomeu Filadelfo passou a reinar em 284 AC e notabilizou-se pela boa amizade que devotou aos judeus. Conforme Flávio Josefo este governante chegou a libertar 120 mil escravos judeus no Egito a custa de seus próprios recursos financeiros, pois tais escravos pertenciam em sua maioria aos soldados de seu exército que receberam por isto a devida indenização.

Por recomendação de Demétrio Falero, seu bibliotecário chefe, Ptolomeu Filadelfo empreendeu o projeto de tradução para o grego das leis dos judeus (Pentateuco) arcando plenamente com suas despesas.

Setenta e dois sábios judeus empreenderam esta tarefa (de onde vem o nome Septuaginta dado à tradução), consumindo igualmente nesta tarefa 72 dias. (Hist. Dos Hebreus – Flávio Josefo, Vol 3, Cap.II, § 454)

A rigor, apenas o Pentateuco foi traduzido neste tempo, sendo o restante do Antigo Testamento traduzido por completo ao longo dos 100 anos seguintes.

Anúncios

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “A Septuaginta

  1. Estamos divulgando seu blog em verdadexpressa.blogspot.com

    Visite-nos e divulgue-nos também!

    Estamos comemorando nosso 1º aniversário e estamos em julho/11 fazendo o sorteio de cds, inclusive O Nome de Jesus de Kenneth Hagin, Veja:

    http://verdadexpressa.blogspot.com/search/label/PROMO%C3%87%C3%83O

    Por favor, fique livre em repassar nosso sorteio em seu blog,

    Desde já muito obrigado,

    Aguardamos sua visita e seus comentários.
    Pr. merson José – IIGD

  2. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia