Os reis babilônicos do tempo de Daniel

Retornemos então à questão da datação dos reis babilônicos para os quais usaremos a extensão de governos historicamente aceitas, mas, alocando-as a partir das datas propostas pela Bíblia.

A tabela seguinte relata as datas atribuídas pelo Museu Britânico e respectivas durações dos governos desde Nabopolasar até Nabonido, pai de Belsazar. O período compreendido entre a morte de Nabucodonosor e a queda da Babilônia representa 23 anos.

É maravilhoso observar como a história vem complementar a informação bíblica. O sincronismo é perfeito. Os 23 anos históricos se referem a um tempo que não é mencionado em nenhum ponto da Bíblia, que salta, em termos cronológicos precisos, da morte de Nabucodonosor, e conseqüentemente do 1º ano de seu filho Evil-Merodaque, para a data que assinala o final do exílio de Judá, precisamente 70 anos depois de seu início, com o evento de Ciro libertando os judeus do cativeiro.

O final do exílio redunda numa data posterior a estes reis babilônicos, posterior inclusive a Belsazar, mencionado na Bíblia pelo Profeta Daniel, que não revela, no entanto, a data precisa do fim de seu governo.
A finalidade de colocá-los na cronologia é meramente ilustrativa e consoante com a história, embora nossa data gregoriana discorde das datas oficiais vistas na tabela acima. Conforme veremos, a duração dos governos destes reis proposta pelo Museu Britânico está absolutamente em acordo com a Bíblia.

566 AC – (Anno Mundi 3330) – início de Neriglissar
De acordo com a informação do Museu Britânico Evil-Merodaque reinou apenas dois anos, tendo sido assassinado por seu cunhado Neriglissar que veio a ocupar o trono por quatro anos.

562 AC – (Anno Mundi 3334) – Labashi-Marduke reina 1 mes
Labashi-Marduke, filho de Neriglissar, reinou após a morte de seu pai por apenas 1 mês, quando veio a ser substituído por Nabonido.

562 AC – (Anno Mundi 3334) – Nabonido toma o poder
Nabonido, pai de Belsazar, reinou na Babilônia por 17 anos, conforme a Crônica de Nabonido, documento este que examinaremos em detalhe mais adiante.

Advertisements

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Os reis babilônicos do tempo de Daniel

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia