Joaquim (Jeconias) – 18º rei de Judá – 3 meses – 604 AC

Anno Mundi 3292 – (2 Rs 24:8)

Referências Bíblicas
“Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Neusta, filha de Elnatã, de Jerusalém.” (2 Rs 24:8)

“Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de Babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado.” (2 Rs 24:12)

“Depois disto sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá… Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em que reinou, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão.”
(2 Rs 25:27)

604 AC – (Anno Mundi 3292) – início e deposição de Joaquim
Conforme 2 Rs 24:8 Joaquim reinou 3 meses após a deposição de seu pai, logo após o que Nabucodonosor mandou prende-lo e transportá-lo para a Babilônia.

De acordo com 2 Rs 24:12, isto aconteceu no 8º ano de Nabucodonosor, na primavera do Anno Mundi 3292. Joaquim é também chamado Jeconias, e é o último dos reis de Judá na linha genealógica de Jesus.

604 AC – (Anno Mundi 3292) – 2ª leva de deportados
Naqueles dias Nabucodonosor saqueou o Templo bem como o palácio do rei, transportando para a Babilônia o maior número de exilados entre todas as deportações, cerca de 10 mil pessoas. Vejamos o relato bíblico:

“(…) toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra.

Assim transportou Joaquim à Babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à Babilônia. E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de Babilônia levou presos para Babilônia.” (2 Rs 24:14-16)

É importante a contagem dos anos que seguem à deportação de Joaquim, pois o 37º ano de seu exílio marca a morte de Nabucodonosor e a ascensão de Evil-Merodaque, seu filho e sucessor. (2 Rs 25:27)

Advertisements

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Joaquim (Jeconias) – 18º rei de Judá – 3 meses – 604 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia