Jeoás – 12° rei de Israel – 16 anos – 803 AC até 788 AC

Anno Mundi 3093 até 3108 A.M. – (2 Rs 13:10-13)

Referência Bíblica
“No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, começou a reinar Jeoás, filho de Jeoacaz, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezesseis anos.” (2 Rs 13:10)

Jeoás, 12° rei de Israel, começou a reinar no 37° ano de Joás, rei de Judá e reinou por 16 anos.

Como já vimos, Jeoacaz (11° rei de Israel), seu pai, que reinou 17 anos, faleceu apenas no ano 39 de Joás.

Temos, portanto, um co-reinado de 3 anos de Jeoacáz com Jeoás, nos anos 37, 38 e 39 de Joás, rei de Judá.

Esteve em guerra contra Amazias, rei de Judá, sendo esta, talvez, uma das razões pela qual compartilhou seu reinado todo com seu filho Jeroboão II.

A referida guerra foi iniciada por Amazias e vencida por Jeoás. Conforme 2 Rs 14:13-14: “Jeoás, rei de Israel, tomou a Amazias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Acazias, em Bete-Semes; e veio a Jerusalém, e rompeu o muro de Jerusalém, desde a porta de Efraim até a porta da esquina, quatrocentos côvados. E tomou todo o ouro e a prata, e todos os vasos que se acharam na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, como também os reféns e voltou para Samaria”.

Flávio Josefo comenta que isto veio a acontecer no 14° ano de Amazias. Fossem quais fossem os motivos, em seus 16 anos de governo Jeoás nunca reinou sozinho: os 3 primeiros anos co-reinou com seu pai Jeoacaz e a partir de seu 4° ano de governo com seu filho Jeroboão.

Conforme 2 Rs 13:22-25 Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz, pai de Jeoás, e tomou de Israel muitas cidades.

No tempo de Jeoás o Senhor teve misericórdia de Israel por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e depois da morte de Hazael, quando reinava Bene-Hadade, Jeoás tornou a tomar as cidades de volta.

Jeoás representa a segunda geração de Jeú a substituí-lo no trono de Israel à sombra da promessa de Deus feita a Jeú 2 Rs 10:30.

Durante seu governo reinaram em Judá Joás co-reinando com Amazias por 4 anos, Amazias reinando sozinho por dois anos e depois co-reinando com Azarias (Urias) por 10 anos.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Jeoás – 12° rei de Israel – 16 anos – 803 AC até 788 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia