Joás – 7° rei de Judá – 40 anos – 839 AC a 800 AC

Anno Mundi 3057 a 3096 A.M. – (2 Rs 12:1)

Referência Bíblica
“Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei.” (2 Rs 11:21)

“No ano sétimo de Jeú começou a reinar Joás, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.” (2 Rs 12:1)

Joás foi o mais jovem dos reis tanto de Judá como de Israel. Tornou-se rei aos 7 anos de idade, no 7° ano de Jeú (2 Rs 12:1), portanto, no Anno Mundi 3057. Era filho de Acazias e Zíbia era o nome de sua mãe. Reinou por 40 anos.

A vida de Joás foi poupada quando Atalia matou todos os descendentes da casa de Davi.

Foi tutelado pelo sacerdote Joiada, que no ano de sua posse fez um pacto entre Deus, o rei e o povo, de maneira que profundas mudanças religiosas aconteceram naquele tempo, a começar pela destruição do templo de Ball e a morte de Matã, seu sacerdote.

No 23° ano de seu reinado reformou o templo, pois, conforme 2 Cr 24:7, Atalia e seus filhos dilapidaram a casa de Deus em favor do culto dos baalins.

O sacerdote Joiada morreu pouco tempo depois da reforma do templo estar concluída, aos 130 anos de idade (II Cr 24:15).

Joás foi um rei fiel a Deus durante todo o tempo que Joiada o dirigia. No entanto, após a morte de Joiada, passou a ouvir os príncipes de Judá e permitiu a volta do culto pagão.

Além de muitos profetas (2 Cr 24:17), Deus enviou para repreendê-lo o sacerdote Zacarias, filho de Joiada, que foi apedrejado e morto por mandado do rei, não se lembrando desta forma dos benefícios que recebera de seu pai (2 Cr 24:22).

Desta forma, antes que se findasse o ano, Deus enviou para vingar a morte de Zacarias a Hazael, rei da Síria, que matou todos os príncipes de Judá, saqueando-lhes os bens.

Interessante notar que o exército sírio era então muito menor e mais fraco que o de Judá. Joás, para ser deixado em paz, entregou a Hazael todo o ouro que havia no templo.

Quando os sírios partiram, a saúde de Joás era precária e seus próprios servos, para vingar a morte do sacerdote Zacarias o mataram em sua própria cama.

Joás co-reinou com seu filho Amazias nos três últimos anos de seu governo (veja Amazias). É o 2° rei de Judá proscrito por Mateus na genealogia de Jesus.

Durante seu governo, reinaram sobre Israel Jeú por 21 anos, Jeoacáz por 17 anos, Jeoás por 4 anos e Jeroboão por 1 ano em que co-regeu com Jeoacaz.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Joás – 7° rei de Judá – 40 anos – 839 AC a 800 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia