Jeú – 10° rei de Israel – 28 anos – 845 AC a 818 AC

Anno Mundi 3051 a 3078 A.M. – (2 Rs 9:1)

Referência Bíblica
“E os dias que Jeú reinou sobre Israel, em Samaria, foram vinte e oito anos.” (2 Rs 10:36)

No último ano de reinado de Acazias de Judá e Jorão de Israel, o Profeta Eliseu chamou um de seus discípulos e mandou que este fosse ungir a Jeú rei de Israel (2 Rs 9:1), cumprindo assim a ordem dada por Deus a Elias (1 Rs 19:16). Jeú era então um dos capitães do exército de Israel. O nome de seu pai era Jeosafá, filho de Ninsi.

Fez o discípulo conforme o Profeta determinara e chamando-o à parte o ungiu rei sobre Israel e deu-lhe instruções de Deus para exterminar toda a descendência de sexo masculino de Acabe (2 Rs 9:7-8).

Embora não haja nenhuma referência sobre o seu início de reinado, conforme usual, Jeú passou a reinar no último ano de Acazias e Jorão, ano em que matou os dois.

Jorão se encontrava em Jezreel convalescendo dos ferimentos que sofrera na batalha com Hazael, rei da Síria, juntamente com Acazias, rei de Judá, que fora visitá-lo por saber que estava ferido.

Jeú matou primeiramente Jorão e ordenou que seu corpo fosse jogado no campo de Nabote, para que se cumprisse a profecia de Elias, conforme 1 Rs 21:19-21 e Azarias, rei de Judá, foi morto em Megido.

Na sequência dos fatos em Jezreel, Jeú mandou que matassem a Jezabel, esposa de Acabe. Jezabel foi atirada das alturas do palácio pelos eunucos, obedecendo à ordem de Jeú. Cumpriu-se assim outra profecia de Elias, conforme 2 Rs 9:36: “No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel”.

Jeú mandou então cartas aos chefes de Samaria pedindo as cabeças dos 70 descendentes de Acabe que lá se encontravam. Estes os mataram e enviaram suas cabeças à Jezreel onde Jeú se encontrava. Jeú matou ainda todos os parentes de Acabe, além de seus amigos e sacerdotes a ele ligados, bem como muitos dos parentes e descendentes de Acazias, rei de Judá.

Convocou ainda à Samaria todos os profetas de Baal, aos quais matou numa pretensa cerimônia de adoração a este deus (2 Rs 10).

Interessante notar, conforme 2 Rs 10:9-10, que Jeú tinha uma profunda convicção que executava ele próprio a vontade de Deus, conforme as profecias de Elias. Mesmo assim Jeú não foi fiel a Deus, mas, pelo seu zelo em executar a Sua vontade no tangente à casa de Acabe, Deus prometeu a Jeú que até a sua 4ª geração se assentaria no trono de Israel, o que acontece até o reinado de Zacarias, 14° rei de Israel (2 Rs 15:12).

O início de Jeú é marcado pelas mortes dos reis de Israel e Judá, o que sincroniza a história dos dois reinados fazendo coincidir o seu primeiro ano com o primeiro ano de Atalia.

Durante seu reinado Atalia governou Judá por 6 anos, seguida de Joás, por 22 anos.

3 comentários

Filed under Uncategorized

3 responses to “Jeú – 10° rei de Israel – 28 anos – 845 AC a 818 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Paulo renato

    Bom

  3. Milton Celio

    O nosso Pais precisa de um novo governante como o Rei Jeu para destruir os mesmos adoradores de baal como a perversa rainha Jazabel, que transformou sua terra em corrupcao e sem esperanca.