Atalia – 6 anos – 844 AC a 839 AC

Anno Mundi 3050 a 3055 A.M. – (2 Rs 11:1-3)

Referência Bíblica
“Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real. Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama na recâmara, e o escondeu de Atalia, e assim não o mataram. E esteve com ela escondido na casa do Senhor seis anos; e Atalia reinava sobre o país.” ( 2 Rs 11:1-3)

Atalia, mãe de Acazias, 6° rei de Judá, era filha de Jezabel e Acabe (2 Cr 22:2) e esposa de Jeorão, 5° rei de Judá.

Conforme 2 Rs 11:1, quando soube que Jeú havia matado Acazias, seu filho, tomou o governo de Judá vindo a controlar o país por 6 anos.

Vingando-se do extermínio levado a cabo por Jeú, de todos os homens da casa de Acabe, seu pai, mandou matar todos os possíveis herdeiros de Judá, incluindo seus netos. O único dos descendentes de Davi que sobreviveu a esta chacina foi Joás, filho de Acazias, neto, portanto, de Atalia, que foi escondido por uma das irmãs de Acazias por nome Jeoseba, esposa do sacerdote Joiada.

Durante 6 anos Joás ficou escondido no templo e protegido pelo sacerdote Joiada. No 6° ano depois da morte de Acazias, o sacerdote Joiada, com o apoio dos capitães do exército de Judá, coroou Joás como rei e mandou matar Atalia no Anno Mundi 3057.

Houvesse Joás sido morto junto com seus irmãos, terminaria o ciclo de sucessores de Davi ao trono de Judá. A promessa feita a Davi por Deus (1 Rs 2:4) de que nunca lhe faltaria herdeiro ao trono de Israel implicava por certo a contrapartida de fidelidade ao Altíssimo. Muitos reis de Judá faltaram a este compromisso, mas Deus, por amor de Davi, não permitiu que isto acontecesse. (2 Rs 8:19; 2 Rs 19:34; 2 Rs 20:6).

À luz de Ef 6:12 podemos afirmar que a ascensão de Atalia ao controle de Judá não pode ser vista como fruto do acaso, mas sim como produto de duas âncoras: por um lado sua objetividade, persistência, apego ao poder e capacidade pessoal; e por outro, o empenho do mundo espiritual envolvendo os poderes das trevas para destruir os planos de Deus colocando nos dois reinos, Israel e Judá, reis idólatras e além disto, exterminar a descendência de Davi.

Atalia não só tem um valor estratégico para o inimigo, como também foi preparada para esta situação: sua mãe Jezabel, rainha de Israel, mulher de Acabe, muito influenciou o curso da história que fez Israel afundar ainda mais na idolatria.

Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios, povo idólatra que tinha Baal como deus (1 Rs 16:31).

Mandou matar todos os profetas de Deus em Israel (1 Rs 18:4); perseguiu o profeta Elias para matá-lo (1 Rs 19:2); cultivou a ambição pelos bens pessoais (1 Rs 21:7) e incentivou seu marido a fazer constantemente o mal (1 Rs 21:25).

A aliança entre Israel e Judá foi selada pelo casamento de Jeorão, primogênito de Jeosafá, e Atalia, filha de Acabe e Jezabel. Desta união nasceu Acazias, a quem coube suceder o pai.

Neste ponto da história temos Acazias como rei de Judá e Jorão como rei de Israel, ambos descendentes de Acabe. Atalia é esposa de um e irmã do outro.

Quando Jeú mata Acazias e Jorão (2 Cr 22:7), resta ainda Atalia para atentar contra os planos de Deus.

Sob nenhum aspecto é vista como rainha de Judá. Joás, recém nascido, teve sua vida guardada para suceder seu pai na herança de Davi. No seu tempo Jeú somente governou Israel.

5 comentários

Filed under Uncategorized

5 responses to “Atalia – 6 anos – 844 AC a 839 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. walternor

    Muito esclarecedor! Que Deus continue te abençoando com entendimento da palavra e a sabedoria de explicá-la!

  3. Paulo

    Ela, Atalia, era filha de Acabe ou de Onri, conforme II Cronicas 22:3?

  4. Oi Paulo,
    II CRÔNICAS 22:2 diz: Era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri.
    Era filha de Acabe, e referir-se a Onri é uma forma de expressão, como dizer que Jesus era filho de Davi. Ela era de fato neta de Onri.