Acazias – 6° rei de Judá – 1 ano – 845 AC

Anno Mundi 3051 – (2 Rs 8:25)

Referência Bíblica
“No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão , rei de Judá. Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel. ”(2 Rs 8:25-26)

Acazias, 6° rei de Judá, filho de Jeorão e Atalia, filha de Onri, rei de Israel, passou a reinar no 12° ano de Jorão, rei de Israel (3040 + 11), conforme 2 Rs 8:25. De acordo com 2 Rs 9:29, passou a reinar no 11º ano de Jorão, não contado seu ano de ascensão. Reinou apenas um ano. No seu tempo o Profeta Eliseu mandou ungir Jeú rei de Israel (2 Rs 9:1-2).

Aliou-se com Jorão, rei de Israel, na guerra contra Hazael, rei da Síria, ocasião em que Jorão foi ferido em batalha.

Acazias morreu no Anno Mundi 3051, ano em que há um sincronismo entre os governos de Israel e Judá, pelo fato de que com a unção de Jeú como rei de Israel (2 Rs 9:1-2), este vem a matar tanto Acazias, rei de Judá, quanto Jorão, rei de Israel.

Acazias foi um dos três reis proscritos por Mateus em sua genealogia de Jesus. Embora seja ancestral de Jesus, Mateus não o relaciona como tal.

Em lugar de Acazias, Atalia, sua mãe, toma o governo de Judá por 6 anos. Durante seu reinado Jorão governou Israel.

5 comentários

Filed under Uncategorized

5 responses to “Acazias – 6° rei de Judá – 1 ano – 845 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Fonseca

    Estou tentando entender melhor o tempo dos reis de Israel e de Judá e percebi que em 2Crôn 22:2 diz que Acazias (Jeoacaz) era de idade superior a de seu pai em 2 anos , ali diz que ele tinha 42 anos quando começou a reinar sendo q seu pai começou a reinar com 32 e reinou 8 anos morreu então com 40, gostaria de saber sua opinião isso pode ser um erro de copista ?
    Grato Fonseca.

  3. Fonseca

    Gostaria de saber se o que está escrito em 2Crôn 22:2 q Acazias era da idade de 42 anos quando começou a reinar pode ser um erro de copista?

  4. Fonseca

    Desculpe ter mandado duas vezes é q a primeiro comentario nao tinha dado um erro

  5. Olá Fonseca,

    II Cr 22:2 “Era (Acazias) da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri”.

    Trata-se de fato de erro do copista de II Crônicas, pois neste caso, conforme você observou, o filho seria mais velho que o pai.

    Vê-se isto mais claramente no relato de II Rs sobre o mesmo assunto: “No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão , rei de Judá.
    Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel”. (II Rs 25-26)

    Se fizermos as contas, conforme o relato bíblico Acazias teria nascido em 867 AC, quando Jeorão, seu pai, teria 17 anos de idade

    Para entender bem este período é preciso atentar à cronologia implícita nos textos abaixo, por onde percebemos que Jeorão assumiu o controle de Juda no quinto ano de Jorão de Israel. Mas veja que conforme II Rs 1:17 Jeorão já reinava antes de Jorão de Israel. Esta é a maneira brilhante, genial, na minha opinião, pela qual o redator de I Rs nos mostra que a co-regência de Jeosafa e Jeorão já acontecia de fato antes disto.

    Parece complicado em palavras, mas não é. Sugiro que faça uma planilha no Excel para ver como isto se materializa de uma maneira perfeita. Não faça contas na planilha, mas arraste as células contando 1 ano por cada linha. Assim é fácil de ver.

    Se precisar de ajuda me avise. Veja estes textos:

    II Rs 8:16-25
    16 E no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Jeosafá em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá.
    17 Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e oito anos reinou em Jerusalém.

    II Cr 21:18-19
    18 E depois de tudo isto o SENHOR o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável.
    19 E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais.
    I Rs 22:52
    52 E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel.
    II Rs 1:2 e 17
    2 E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu;
    17 Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
    Um abraço