Onri – 6° rei de Israel – 12 anos – 887 AC a 876 AC

Anno Mundi 3009 a 3020 A.M. (1 Rs 16:15-23)

Referência Bíblica
“No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, reinou Zinri sete dias em Tirza; e o povo estava acampado contra Gibetom, que era dos filisteus. E o povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri tem conspirado, e até matou o rei.

Todo o Israel, pois, no mesmo dia, no arraial, constituiu rei sobre Israel a Onri, capitão do exército. E subiu Onri, e todo o Israel com ele, de Gibetom, e cercaram a Tirza. E sucedeu que Zinri, vendo que a cidade era tomada, foi ao paço da casa do rei e queimou-a sobre si; e morreu, Por causa dos pecados que cometera, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão, e no pecado que ele cometera, fazendo Israel pecar.

Quanto ao mais dos atos de Zinri, e à conspiração que fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel? Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos: metade do povo seguia a Tibni, filho de Ginate, para o fazer rei, e a outra metade seguia a Onri.

Mas o povo que seguia a Onri foi mais forte do que o povo que seguia a Tibni, filho de Ginate; e Tibni morreu, e Onri reinou. No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.” (1 Rs 16:15-23)

O Anno Mundi 3009 foi bastante tumultuado para o reino de Israel: Zinri, assassinou Elá e tomou o poder; reinou uma semana e suicidou-se. Onri, aclamado rei pelo povo assumiu o poder e teve que iniciar uma luta contra a oposição ao seu governo liderada por Tíbni. Tudo isto aconteceu no ano 27 de Asa, rei de Judá, portanto, no Anno Mundi 3009 (2983 + 26).

Datas
1 – Quando o povo soube que Zinri havia assassinado Elá, no ano 27º de Asa, conforme o versículo 16, “Todo o Israel, pois, no mesmo dia, no arraial, constituiu rei sobre Israel a Onri”. Temos aqui, portanto, a afiramação inquestionável de que Onri se tornou rei de Israel no 27º ano de Asa.

2 – Já o verso 23 nos dá outra data: “No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos”.

Esta informação aparentemente contradiz o verso 16, mas ao contrário, é complementar. Explica uma história complicada, conforme veremos, em que duas facções disputam o poder diante da divisão de simpatia do povo por um ou outro líder.

3 – Onri começou a reinar no ano 27º de Asa e reinou por 12 anos, sendo que no ano 31º de Asa morreu seu opositor, Tibni.

4 – O período que se observa na tabela anterior em que aparecem Oni e Tibni não pode ser entendido como uma co-regência ou um governo paralelo de Tibni, mas sim, mais propriamente, um levante civil contra a autoridade de Onri.

5 – Suponhamos que Onri houvesse iniciado de fato seu reinado no ano 31º de Asa: Teríamos então de concluir que entre o anos 27º e 31º de Asa não houve rei algum sobre Israel, ou seja, 5 anos sem rei em Israel.

6 – Houvesse que se explorar a suposição de que Tibni reinasse neste tempo e Onri viesse a seguir em 31º de Asa, teríamos sérias dificuldades tanto para compor os sincronismos das datas que se seguem, como também para lidar com o fato que em nenhum momento Tibni é referido em qualquer lugar como rei.

7 – Onri não poderia ter iniciado um governo de 12 anos a partir de 31º de Asa porque seu filho Acabe irá sucede-lo 7 anos depois no ano 38º de Asa (1 Rs 16:29).

8 – Conclusão – Temos, portanto, que Onri começou a reinar no ano 27º de Asa, rei de Judá, e reinou 12 anos, até o ano 38º de Asa, ano que marca o início do reinado de Acabe, seu sucessor.

No ano 31º de Asa, morreu Tibni (verso 22) e Onri passou a reinar sem oposição. Onri co-reinou com seu filho Acabe por 3 anos, conforme veremos adiante. Foi um mal rei (1 Rs 16:25) e reinou até o Anno Mundi 3020. Durante seu reinado, somente Asa governou sobre Judá.

Advertisements

5 comentários

Filed under Uncategorized

5 responses to “Onri – 6° rei de Israel – 12 anos – 887 AC a 876 AC

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. ALoisio

    Muito bom esta me auxiliando na escola dominical na igreja assembléia de Deus do Rio de Janeiro no recreio dos Bandeirantes

  3. Oi Aloisio, grato pelo comentário.

    Deus abençoe o irmão.

  4. parabens pelo estudo que muito veio me ajudar na escola dominical