Início de Davi (a disputa com Is-Bosete)

A Estrela de Davi origina-se provavelmente da profecia de Balaão que diz que de Jacó procederia uma estrela que destruiria o remanescente dos inimigos de Israel: “Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos.

Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas. E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades”. (Nm 24: 16-18)

A estrela é também um símbolo propício pois é formada por 12 lados iguais que simbolizam as tribos de Israel.

A Bíblia nos ensina que Davi era o homem segundo o coração de Deus, o que se constata quando Deus rejeita Saul e encontra Davi, conforme 1 Sm 14:14: “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.

1011 AC a 971 AC – (Anno Mundi 2885 a 2925 A.M.) – início do reinado de Davi
Davi reinou por 40 anos e meio, de 2885 A.M. a 2925 A.M., sete anos e meio em Hebrom e 33 anos em Jerusalém ( 1 Rs 2:11).

Hebrom (hoje debaixo da autoridade palestina), é, portanto, a primeira capital do Israel unido. Dois anos e meio Davi governou a Tribo de Judá tendo Hebrom como capital, e cinco anos reinou ali sobre todo Israel. Nos 33 anos restantes Jerusalém foi a capital de Israel.

O início e fim de todos os mandatos do reino unido, conforme vimos em Saul, são determinados por 1 Rs 6:1: “E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do Senhor.”

O Êxodo ocorreu no Anno Mundi 2448 e 480 anos depois Salomão inicia a construção do templo no quarto ano de seu governo, no Anno Mundi 2928.

Salomão começou a reinar, portanto, 3 anos antes, no Anno Mundi 2925 (quarto ano, contado o ano de ascensão), ano da morte de Davi, que por sua vez reinou por 40 anos, começando a reinar no Anno Mundi 2885, ano da morte de Saul.

1011 AC a 1009 AC – (Anno Mundi 2885 – 2886 A.M.) – reinado de Is-Bosete
Davi reinou incialmente sobre Judá, uma vez que Is-Bosete, filho mais novo de Saul reinou sobre o restante das tribos por dois anos consecutivos, entre 2885 A.M. e 2886 A.M. “Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi.” (2 Sm 2:10)

A princípio, em termos práticos, a pretenção de Is-Bosete não era descabida, uma vez que Saul era morto como também seus irmãos mais velhos, e ele, como filho, teria tal direito.

Abner, primo de Saul (1 Sm 14:51) e capitão de seu exército (1 Sm 14:50), foi o responsável pela ascensão de Is-Bosete (2 Sm2:8-9) e ve-se claramente que não havia naquele tempo consenso sobre o fato de que Davi seria o substituto de Saul sobre todo Israel, uma vez que não há manifestação contrária por parte do povo quanto à liderança de Is-Bosete.

Obviamente a presença de Abner ao lado de Is-Bosete, uma vez que fora capitão do exército de Saul, pesava bastante quanto à impressão geral sobre quem detém o poder.

Is-Bosete reinou a partir de Maanaim (2 Sm 2:8), e pode-se dizer que foi um rei sem expressão própria, e é provável que Abner tenha se apercebido que seria difícil para ele liderar Israel à sombra de Davi.

Desta forma, aproveitando-se de um desentendimento por causa de Rispa (2 Sm 3:7), concubina de Saul, Abner procura Davi com a proposta de lhe passar o controle de todo Israel. Davi acolheu bem a proposta, mas Abner veio a ser morto por Joabe (2 Sm 3:27) antes de fazer a transição do poder, e a posteriori Is-Bosete veio a ser assassinado por dois de seus serviçais (2 Sm 4:1-6), após o que o povo procurou por Davi para faze-lo reinar sobre todo Israel (2 Sm 2:1-5).

1011 AC/ 1010 AC – (Anno Mundi 2885 / 2886 A.M.) – nascimento de Amnon, Absalão e Adonias
De acordo com 2 Sm 3:2-5, Davi gerou durante os anos em que viveu em Hebrom seis filhos: o primogênito Amnom, filho de Ainoã, a jizreelita; o segundo, Quileabe, filho de Abigail, mulher de Nabal; o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital, e o sexto, Itreão, filho de Eglá.

Destes todos, Amnon, Absalão e Adonias serão protagonistas de eventos futuros, e desta forma, é interessante determinar por aproximação, as datas de seus nascimentos.

Davi já era casado com Mical, filha de Saul, de quem estava separado quando foi para Hebrom. Mical lhe foi devolvida por volta de 2886 por Is-Bosete mas ela não lhe deu filhos.

Ao entrar em Hebrom como rei de Judá apenas, Davi já possuía duas outras esposas (1 Sm 27:3), Ainoã que lhe deu Amnom, seu primeiro filho, e Abigail, que lhe deu o segundo, Quileabe. Desta forma, é provável que tanto Amnon, seu primogênito, quanto Quileabe lhe nasceram no primeiro ano em que habitou em Hebrom e os demais filhos entre o segundo e sexto anos em Hebrom.

As passagens correlatas a estes personagens mostram que Amnon e Absalão teriam praticamente a mesma idade. Desta forma, para efeitos práticos, podemos estimar que Absalão, filho de Maaca, tenha nascido no segundo ano de Davi em Hebrom. Maaca irá gerar ainda uma linda filha de nome Tamar (2 Sm 13:1), irmã de Absalão, por quem Amnon irá se apaixonar e consequentemente será morto por Absalão.

A sequência desta história irá nos auxiliar a determinar a data em que Absalão tomou o governo de Israel das mãos de Davi.

Anúncios

6 comentários

Filed under Uncategorized

6 responses to “Início de Davi (a disputa com Is-Bosete)

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Everaldo

    1 Sm 14:14: “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.
    O capitulo correto e o capitulo 13.
    O Senhor Jesus Cristo continue te abençoando. Parabéns pela pagina, muito legal.

  3. EDUARDO DA ROCHA OYARZABAL

    O inicio do reinado Tanto Rei Saul quanto o Rei Davi esta especificando o mesmo 2013 AC
    seria corretor afirmar que o reinado de Saul começa por volta de 2053 a.c

  4. Eduardo, tem razão, está errado. Vamos consertar. Obrigado.

  5. elson rodrigues pereirs

    gostaria de saber sobre o reidado de saul.. alguem poderia me ajudar?