Os ossos de José e demais patriarcas são enterrados

1402 AC – (Anno Mundi 2494) – as tribos recebem sua herança
Seis anos depois de cruzar o Jordão, após conquistar muita terra, ainda que houvesse muito mais a conquistar, Josué distribui a herança de Israel.

Calebe, da Tribo de Judá, um dos doze espias de Canaã, lembra então Josué da promessa feita por Moisés sobre a posse de Hebrom, conforme Js 14:10: “E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;”

Quarenta e cinco anos depois de espiar a terra Calebe recebe Hebrom em herança perpétua para si e seus descendentes. Foi, portanto, no Anno Mundi 2494 (2449 + 45).

1382 AC – (Anno Mundi 2514) – os ossos de José e demais patriarcas são enterrados
Conforme Js 23:1, sabemos que o período que antecede a morte de Josué é caracterizado por uma paz relativa. A sequência do texto encontrado em Js 24:29-32 dá a entender que os ossos de José, que Moisés trouxera do Egito, foram enterrados depois do sepultamento de Josué, ou seja, teria acontecido no Anno Mundi 2516.

No entanto, o texto (Js 24:29-32) não está tratando especificamente sobre este tema e é provável que, em havendo paz, seria razoável que o próprio Josué cuidasse neste tempo de enterrar os restos mortais de José, seu ancestral direto.

José foi enterrado em Siquém, no campo que Jacó comprara dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José, mais propriamente de Efraim, a tribo de Josué.

Jasher faz em seu capítulo 90 um interessante relato sobre este acontecimento, dizendo que os filhos de Israel trouxeram não apenas os ossos de José, como também de todos os outros patriarcas, ainda referindo que Josué teria então cento e oito anos de idade (dois anos antes de sua morte) quando José foi sepultado em Siquém. (Jasher 90:32-46)

Parece lógico que os filhos de Israel trouxessem os ossos de todos os patriarcas e não apenas os de José.

A provável razão pela qual Ex 13:19 faz menção apenas a José, se deve provavelmente ao fato do redator de Êxodo querer registrar o cumprimento da promessa feita a José, quando próximo de sua morte: “fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.” (Gn 50:25)

Não seria natural que as tribos deixassem de honrar seus ancestrais, uma vez que a promessa feita a José era conhecida de todos e naturalmente os outras tribos desejassem fazer o mesmo.

Vejamos o relato deste fato, de acordo com Jasher 90:38-45: “E naqueles dias, quando os filhos de Israel habitavam em segurança em suas cidades, que enterraram os esquifes de seus ancestrais que trouxeram do Egito, cada qual na herança de seus filhos, os doze filhos de Jacó foram enterrados pelos filhos de Israel, cada qual na pocessão de seus filhos.

E estes são os nomes das cidades onde foram enterrados os doze filhos de Jacó, os quais, os filhos de Israel trouxeram do Egito.

E eles enterraram Ruben e Gade deste lado do Jordão, em Romia, a qual Moisés deu a seus filhos. E Simeão e Levi foram enterrados na cidade de Mauda, que fora dada aos filhos de Simeão, e o subúrbio da cidade foi para os filhos de Levi.

E a Judá enterraram na cidade de Benjamin, no lado oposto de Belém. E os ossos de Issacar e Zebulom, enterraram em Zidon, na porção que caiu para seus filhos.

E Dã foi enterrado na cidade de Estael, e Naftali e Aser, enterraram em Kadeshi-Naftali, cada homem em seu lugar, conforme dado a seus filhos.

E os ossos de José enterraram em Siquém, na parte do campo comprada de Hemor, a qual se tornou herança de José. E enterraram Benjamin em Jerusalém, oposto aos Jebuseus, a qual foi dada aos filhos de Benjamim; os filhos de Israel enterraram seus pais, cada qual na cidade de seus filhos.” (Jasher 90:38-45)

Note que Jasher não faz no texto acima nenhuma menção a Manassés ou Efraim, sendo José, seu pai, o patriarca honrado com esta deferência.

3 comentários

Filed under Uncategorized

3 responses to “Os ossos de José e demais patriarcas são enterrados

  1. Israel é a nação, ali tem historia e arquivo serio, começou bem só cometeu o erro de não aceitar o messias o Cristo de Deus, mas istO quem irá tratar com eles é o proprio Deus. DEUS ABENÇOE ISRAEL AGORA E PARA SEMPRE

    • KELLY

      Eu suponho que aquela região vive em guerra sempre por não terem aceitado Jesus Cristo e por tudo que fizeram a Ele e pela incredulidade.

  2. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia