O calendário judaico

Adar II ocorre em anos embolísmicos

O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nisã (Nisan, Nissan – Março / Abril), quando se celebra a Páscoa. O ano novo judaico, porém, ocorre em Tishrei (Setembro / Outubro).

Diferentemente do Gregoriano, é baseado no movimento lunar, onde a cada lua nova temos um novo mês. Cada ciclo lunar dura aproximadamente 29 dias e 12 horas e os meses judaicos variam entre 29 e 30 dias, como também ocorre no calendário Gregoriano, onde há meses com 28,29,30 e 31 dias.

A duração do ano judaico varia entre 353 e 355 dias, ficando geralmente com 354 dias, ou seja, cerca de onze dias a menos. Para compensar esta diferença, de tempos em tempos é acrescido ao calendário judaico um mês inteiro, representado pelo mês de Adar II, que é um mês embolísmico. É por isso que o calendário judaico tem um mês a mais a cada três anos, que é quando a diferença dos onze dias formam cerca de um mês. É preciso um período de 19 anos para “ajustar” o Ano Lunar e o Ano Solar, para que ambos comecem exatamente ao mesmo tempo, sem defasagem.

Desta forma o calendário judaico está dividido em ciclos de dezenove anos. Em cada período, ou ciclo, há sete anos embolísmicos: o 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º. Assim, torna-se fácil descobrir se um ano judaico qualquer é embolísmico, ou seja, quando haverá 13 meses no ano. Divide-se o ano judaico por 19; se o resto for 3, 6, 8, 11, 14, 17 ou zero, este será um Ano Embolísmico.

Tomemos o ano de 5768, equivalente ao Gregoriano 2008: dividindo-se 5768 / 19, temos um resultado de 303, sobrando um resto de 11. Significa que é o 11º ano do 304º ciclo desde a Criação do mundo, tendo sido 5.768 (2008), portanto, um ano embolísmico, ano com 13 meses.

Advertisements

10 comentários

Filed under Uncategorized

10 responses to “O calendário judaico

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. ARIEL

    MUITO OBRIGADO !!
    POR ESTE MARAVILHOSO SITE !!
    QUE NOS AJUDA ENORMEMENTE EM TODAS AS PESQUISAS BIBLICAS
    SEJAM ABENCOADOS !!
    E CONTINUEM SEMPRE !!
    COM ALEGRIA, SAUDE E PAZ, CRIANDO MAIS ESPACOS DE VIDA E SABIDURIA !!

  3. carlos pacheco

    agradeço por muitos esclarecimentos contidos aqui porquem realmente conhecem a Biblia que é a fiél e invalível palavra de Deus

  4. jsantos

    aprendi badtante.

  5. Dcarvalho

    Continuem tirando dúvidas daquilo que é necessário e importante para o manuseio da palavra do Senhor, que nos é dada como alimento espiritual material, ou seja, aplicada em todas as áreas da vida e que nos traz a verdaeira PAZ..

  6. Luiz Evangelista

    Eu gostei muito para minha pesquisa muito bom,

  7. Raimundo

    Nesse caso os judeus celebram o ano novo no 7 mes ?

  8. Exato, Raimundo, Tishrei – sétimo mês.

  9. Ezequiel Ribeiro da Silva

    Gostei.tirei bastante dúvidas parabéns pelo site.

  10. Rubens Sena

    Gostei! Muito proveitoso!