O sacrifício de Isaque

1811 AC – (Anno Mundi 2085) – sacrifício de Isaque
Não há, em Gênesis (Gn 22:2), nenhuma indicação sobre a data em que Deus pede a Abraão a vida de Isaque em sacrifício, mas foi próximo à morte de Sara.

O Sacrifício de Isaque – Rembrandt

Jasher 22:53 indica que teria sido no ano 37 da vida de Isaque, poucos dias antes da morte de Sara. Faz também um interessante comentário sobre o fato de que Isaque tinha conhecimento de que ele próprio seria sacrificado por Abraão.

1811 AC – (Anno Mundi 2085) – morte de Sara
Depois de Berseba, sabemos que Abraão se deslocou para Hebrom, pois foi ali que morreu Sara, aos 127 anos de idade, no Anno Mundi 2085 (1958 + 127). “E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela”. Gn 23:1-2

1809 AC – (Anno Mundi 2087) – Abraão manda buscar esposa para Isaque
Depois da morte de Sara, Abraão, preocupado com a possibilidade de Isaque vir a se casar com uma mulher de Canaã, cujos costumes eram diferentes dos seus, manda Eliézer, homem nascido em Damasco, seu empregado de mais confiança, à terra de seu nascimento, Ur, na caldéia, buscar uma mulher para seu filho.
Abraão já sabia que poderia buscar uma esposa para Isaque junto à descendência de Naor, seu irmão.

Vejamos Gn 22:20-24: “E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão. Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã, E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel. E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão. E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca”.

Guiado pela mão de Deus, Eliezer vai ter justamente com Rebeca, que era filha de Betuel, filho de Naor, o irmão de Abraão que não acompanhara a família quando esta decidiu sair da caldéia. Rebeca tinha um irmão de nome Labão, que no futuro será o sogro de Jacó.

É razoável se datar por estimativa este acontecimento como tendo acontecido um ano antes do casamento de Isaque com Rebeca, no Anno Mundi 2087.

Através de Jasher 36:1-6 podemos concluir com segurança a data de nascimento de Rebeca. Sabendo-se que Isaque tinha 40 anos quando se casou, conclui-se que Rebeca teria cerca de 15 anos na ocasião.

Mas Jasher capítulo 24:40 afirma que Rebeca teria 10 anos quando foi encontrada por Eliezer, não obrigatoriamente quando casou.

Pode-se concluir duas coisas: se Isaque e Rebeca se casaram no  ano seguinte ao que foi encontrada por Elliezer, a informação de que Rebeca teria 10 anos estaria errada, pois teria 15 anos.  A outra hipótese seria terem se casado quatro anos depois, embora o relato de Jasher e mesmo de Gênesis deem a entender que se casaram imediatamente.

É provável que houve esta espera de quatro anos, mesmo com os textos aparentando ter sido uma coisa imediata. Parece a mesma coisa coisa que acontece com Genesis 12:1 que da a entender que Abraão saiu de Harã depois da morte de seu pai, enquanto é fato que ele estaria vivo.

1809 AC – (Anno Mundi 2087) – morte de Ló
Gênesis não faz menção a esta data, mas Jasher 24:22 menciona o fato da seguinte maneira: “E Ló, filho de Harã, também morreu naqueles dias, no trigésimo nono ano da vida de Isaque, e todos os dias da vida de Ló foram 140 anos e morreu”.
Desta forma, Ló teria nascido em 1947 A.M., um ano antes que Abraão, e falecido em 2087 A.M.

1808 AC – (Anno Mundi 2088) – morte de Naor
Gênesis igualmente não faz referência a este acontecimento, mas Jasher 24:27 menciona o fato da seguinte maneira: “E Naor, filho de Tera, irmão de Abraão, morreu naqueles dias, no quadragésimo ano da vida de Isaque, e todos os dias de Naor foram cento e setenta e dois anos, e morreu e foi sepultado em Harã”.

Naor e seu irmão gêmeo, Harã, pai de Ló, teriam nascido em 1916 A.M.

6 Comentários

Filed under Uncategorized

6 responses to “O sacrifício de Isaque

  1. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  2. Pingback: CRONOLOGIA – O SACRIFÍCIL DE ISAQUE | jessedejesus

  3. Pingback: CRONOLOGIA – O SACRIFÍCIO DE ISAQUE | jessedejesus

  4. Ótimo site para pesquisas!

  5. Elismar Medeiros

    Flavio Josefo diz em seu livro ” A história dos Hebreus”, que Isaque tinha 25 anos quando seria oferecido em holocausto ao Senhor.

  6. Parabéns ao site, aqui encontramos muitas respostas que precisamos saber,

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s