O Livro de Jasher

O Livro de Jasher é um apócrifo que relata de forma paralela ao Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia), os eventos ocorridos entre a criação do homem e os dias de Josué. Pode ser facilmente encontrado na Internet para download ou ser adquirido impresso na língua inglesa no site Amazon.com.

Em termos cronológicos, Jasher é um escrito posterior ao Êxodo, conforme relata ele próprio em seu capítulo 73 (Jasher 73:28-29): “E Balaão, o mágico, quando viu que a cidade fora tomada, abriu o portão, e ele e seus dois filhos, e oito irmãos, fugiram e retornaram ao Egito, a Faraó, rei do Egito. Estes são os feiticeiros e mágicos que são mencionados no Livro da Lei, que ficaram contra Moisés quando o Senhor trouxe as pragas ao Egito”. O Livro da Lei, neste caso, se refere ao Êxodo, onde se relatam os dez mandamentos.

Jasher é mencionado diretamente duas vezes no Antigo Testamento, a saber, em Js 10:13: “E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”; Em 2 Sm 1:18: “Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher”.

Há também ao menos uma referência não direta ao mesmo livro no Novo Testamento, em II Tm 3:8 que relata: “como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. Estes personagens não são mencionados em nenhuma passagem do Antigo Testamento, mas eram conhecidos de Paulo, que tinha, portanto, tido acesso ao Livro de Jasher, onde o assunto é detalhado no seu capítulo 79.

É bom que se mencione que Jasher merece o título de apócrifo, pois há nele, inúmeros textos que claramente indicam sua falta de inspiração, uma vez que reporta usos e costumes contrários à lei de Moisés, quando relata casos de necromancia, feitiçaria, lendas, controle sobre a mente de demônios, entre outros.

Em termos cronológicos, no entanto, quando sincronizado com os eventos datados na Bíblia, Jasher é absolutamente correto e desta forma, pedimos ao leitor licença para utilizá-lo, certo de que entenderá que não tentamos utilizar de forma tendenciosa qualquer informação nele contida, mas sim, aproveitar as informações valiosas nele contidas.

Há relatos bíblicos, por exemplo, em Gênesis, que não se encontram em Jasher e vice-versa. Quanto aos relatos coincidentes, as datas são absolutamente as mesmas. Jasher parece uma redação baseada nos escritos do Pentateuco, acrescida de relatos que possivelmente vieram da cultura oral dos hebreus, que como em qualquer outra cultura, faz agregar à história, as crendices e exageros naturais do folclore.

Não deve por isto ser desprezado, pois acaba por esclarecer ou ao menos lançar luzes sobre certos fatos pouco detalhados na Bíblia, fatos estes, que se por sua vez não forem o retrato da verdade, são no mínimo uma boa sugestão sobre o que pode realmente ter acontecido. Exemplo: Sara, depois do nascimento de Isaque pede que Abraão se livre de Agar e Ismael, no que Abraão lhe ouve, conforme relato de Gn 21.

Em Gênesis, tal relato nos dá a impressão de ser uma atitude de uma mulher ciumenta e de pouca paciência, mas Jasher esclarece o fato mostrando que Ismael tencionava matar Isaque, fato que foi presenciado por Sara, que não teve outra alternativa senão fazer o que fez.

Outro exemplo trata de um acontecimento ocorrido quando Moisés retornava ao Egito a fim de libertar o povo, conforme Gn 4:24-26: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”.

Segundo Jasher, Moisés tomara Zípora, sua esposa, e seus dois filhos, Gerson, o primogênito, e Eliezer, o mais novo, e no caminho para o Egito encontra-se com um anjo do Senhor que tenta matá-lo.

Jasher explica que Moisés havia circuncidado Eliezer, o mais novo, mas não circuncidara Gerson, seu primogênito, por conta de um costume aprendido na casa de Faraó onde fora criado, rompendo desta forma o pacto feito por Deus com Abraão, razão pela qual o anjo se opõe a ele. Zípora circuncida seu filho livrando Moisés das mãos do anjo. Há muitos outros eventos em Jasher que têm este mesmo valor.

Por fim é importante dizer que Jasher não impacta esta cronologia, apenas presta esclarecimentos a alguns fatos, assim como duas outras fontes que usaremos constantemente, a saber, o Talmude e a Seder Olam Rabbah (livro de datas dos judeus), sobre os quais faremos comentários mais adiante.

Advertisements

48 comentários

Filed under Uncategorized

48 responses to “O Livro de Jasher

  1. Bastante esclarecedor o artigo. E cuidadoso para o importante sobre ser ou não inspirado. Vou buscar uma cópia do livro tema, torcendo para encontrar uma em português que seja confiável.
    Ao Autor meu obrigado, convidando-o a uma visita ao meu blog.
    Fraterno abraço.
    Daniel

  2. Alexandre

    Eu não sabia que afinal isso é assim, me foi bastante benéfico e sempre será que o Senhor te abençoe peço de coração…

  3. Amém, Alexandre. Deus te abençoe igualmente.

  4. Tiberio Cesar

    Ainda não lí o livro de Jasher, mais pelo que lí aqui, você deixa de forma clara como devemos agir ao ler um apócrifo. Gostei muito do seu artigo e sua home page.

  5. Pingback: Índice | Cronologia da Bíblia

  6. Juarez

    Bom dia, amigos este conteúdo é ótimo muito obrigado abraços.

  7. Grato Juarez, Deus te abençõe.

  8. é lendo que a gente Aprende eu nunca tinha ouvido falar sobre a existência de Livro. mais pesquisando eu descobrir, e vir a Importância dele sobre as Histórias da Biblica lamento muito, por não fazer parte dos 66 livros escritos na Biblia. por Alguma razão que não vou descrever aqui.

  9. Carlos Eduardo

    Prezado; fantástico seu blog. Estou montando em gráfico uma cronologia completa dos reis de Israel e Judá, integrando os profetas todos, na medida do possível, e seu material tem sido muitíssimo enriquecedor.
    Com toda sua abordagem é evidente que o senhor, escritor, é douto e, certamente qualificado para a tarefa empreendida. Não que eu esteja aqui fazendo qualquer juízo de avaliação do seu material. Absolutamente não! Estou antes externando minhas mais sinceras considerações e impressões.
    No entanto confesso estar intrigado com uma coisa: por quê não encontro uma página dedicada à sua identificação? Por favor, fale-nos sobre sua escola. Sua fé.
    Certamente corro o risco de não ser bem recepcionado pelo senhor nesta abordagem, está sendo atrevida mesmo, concordo. Mas considere que é por zelo. Talvez em excesso. Daquele que corrói por dentro. Não sou o primeiro nem o último a me comportar desta forma.
    O fato é que interessei-me muito pelo seu material, e confesso que se por outros ângulos eu pudesse me identificar mais com aquele que me tem abastecido de conhecimento, me sentiria bem mais confortável e confiante.
    Obrigado
    Carlos Eduardo

  10. Prezado Carlos, como está?

    Grato pelos comentários. De fato não me identifico, e a razão principal deve-se ao fato de eu não ser ninguém, ou alguém sem qualquer referência para ser acreditado neste ou em qualquer assunto.

    • o memem tem se tornado um louco dia apos dia tentando achar o conhecimento de Deus e não entendendo que Deus é tão grande que o conhecimento humano se torna irrisório diante dele.
      Não ha como entender um ser que criou tudo que existe,não ha como decifra-lo,não ha como explica o seu poder.
      o homem apenas ten que aceita-lo pois queira ou não queira é criação sua e um dia estara diante dele assim como Ele:supremo sobre todas as coisas..

  11. Ozéias

    Interessante, gosto muito desse blog.
    Eu não encontrei esse livro na net em português, se vocês disponibilizasem aqui seria interessante eheh

    abraços

  12. Marcelo Vicente

    Eu achei o livro de jasher em português somente até o capítulo 40, se alguém conseguir completo nos abençoe com a informação…Desde de já agradeço demais ao criador do blog por essa riqueza de conhecimento disponibilizada para nos.

  13. vanderson torres

    o que li no livro de Samuel me trouce até aqui e estou muito satisfeito com a sabedoria que encontrei.

  14. Marilene da silva

    Já tentei achar informações sobre {o livro dos justos} na net, e até aqui as melhores informações que tive foi neste blog, pois aqui descobri que o seu nome é o [livro de jasher ] obrigada e que Deus voz abençoe.

  15. MAIS UM ASSUNTO QUE ME DESPERTA INTERESSE BÍBLICO.

  16. Inae

    Parabéns pelo trabalho! Interessante e muito bem feito… deixo uma sugestão: tratar dos livros de Enoque neste site (ao menos não consegui encontrar e é muito interessante)!
    Abraços

  17. joão rodrigues

    issoé de DEUS amigo e beneficia muitas pessoas

  18. muito informativo , Deus abençoe queridos !

  19. valdir ferreira pinto

    Fiquei empolgado com este site e gostaria de assimilar muito conhecimento bíblico através dele. Como devo fazer para ler o livro de Jasher já que não encontrei nada online.

  20. Henrique

    Josué 10-12: No dia em que o Senhor entregou os amarreus aos israelitas. Josué orou ao Senhor em alta voz: “Que o sol pare sobre Gibeom, e que a lua fique onde está, sobre o vale de Aijalom!”
    13: E o sol e a lua ficaram parados até que o exército de Israel terminasse de destruir os seus inimigos. O Livro dos Justos (Jasher) faz uma descrição mais detalhada deste fato. Assim o sol parou nos céus e não saiu por quase vinte e quatro horas.
    14: Nunca antes nem depois houve um dia como esse! Pois o Senhor fez parar o sol e a lua, atendendo ao pedido de um homem! Certamente o Senhor estava lutando por Israel.
    Parênteses meu.
    Quando li essa passagem na minha bíblia fiquei intrigado, porque aprendi na escola que a terra gira em torno do sol e o sol está sempre parado e não o contrário como diz na bíblia: “Pois o Senhor fez parar o Sol…”. Na verdade, creio eu que Deus fez a terra parar de girar, e cheguei a conclusão que como naquela época Josué obviamente não tinha todo o conhecimento que temos hoje pensava e acreditava que a terra era o centro e o sol girava. Percebi que o que importou ali não foi o conhecimento e sim a fé de Josué, que acreditava que se ele pedisse a Deus, Deus faria. E Deus fez de acordo com a fé do seu servo mesmo sabendo que ele estava enganado.
    Queria saber a sua opinião sobre isso e se estou na linha de pensamento certo. Obrigado.

  21. Clarice S dos anjos

    Muito edificante esse site Deus os abencoe!!

  22. Pingback: Josué 9-14 – A bíblia em 1 ano

  23. Gilberto

    pelos estudos que tenho apesar de poucos conhecimentos de religiões filosofias de varios ramos não acredito que Deus tenha parado de fazer a terra girar, pois causaria um colapso total em nosso planeta e pra mim acredito em um Deus perfeito e bondoso, e sua leis tanto são pra os justos como injustos,mas com cada qual com suas recompenças em vidas futuras, pois acredito muito em reencarnações, poderia no caso desse evento uma eclipse na epoca, tem muitas coisas na biblia que são exageros (acredito)não aqui expondo criticas á aqueles que acreditam.Como poderia Deus amar a uns e tirar vidas de outros pois se todos nós somos seus filhos e pecado que cometemos ( se é que existe pecado) teremos que um dia fazer esse acerto, pois vemos no mundo as diversas atitudes dos seres humanos, so pra citar um pequeno ex. em paises em que se rouba é cortado determinado parte do corpo humano,com nosso conhecimento achamos isso um absurdo.(Estariam êles certos?)

  24. Márcio

    No Testamento de Levi também faz citações ao Livro de Jasher

  25. Sílvio

    Certamente muito interessante,e também corrobora, para estudos e conhecimentos de fatos ocorridos,que servem para enriquecer o “conhecimento teológico da igreja”.

  26. Elizeu Oliveira

    Bom dia a todos!

    Eu gostaria de receber o livro de Jasher em word no meu email
    admelizeu1@gmail.com

  27. leo Moreira

    Como faço pra encontrar esse livro não estou conseguindo nem pra baixar , mais se souber de um lugar que venda em português eu quero comprar !