Jorão – 9° rei de Israel – 12 anos – 856 AC a 845 AC

Anno Mundi 3040 a 3051 A.M. – (2 Rs 3:1) e (2 Rs 1:17)

Referências Bíblicas
“Assim, pois, morreu (Acazias), conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho (era irmão de Acazias).” (2 Rs 1:17)

“E Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.” (2 Rs 3:1)

Acazias, 8° rei de Israel, morreu e não tinha filhos. Seu irmão, também filho de Acabe e Jezabel, Jorão, começou a reinar em seu lugar no 858 AC (Anno Mundi 3040) e reinou por 12 anos.

Há duas diferentes datas para o início do reinado de Jorão, a saber, 18º de Jeosafá (2 Rs 3:1), e 2° de Jeorão (2 Rs 1:17), o que estabelece um ponto de sincronismo entre os reinos de Judá e Israel no ano 858 AC.

A cronologia do reinado de Jorão será ainda sincronizada no seu final em função da morte imposta por Jeú a Jorão, rei de Israel e a Acazias, rei de Juda, em 3051 A.M..

Os moabitas pagavam anualmente a Israel tributos em gado, mas sabendo que Acabe havia falecido, pararam de pagar tributos ainda no tempo de Acazias, e sairam à guerra contra Jorão. Este se aliou a Jeosafá, rei de Judá, e por confirmação do profeta Eliseu, derrotou de forma esplêndida e com muitos sinais da parte de Deus os moabitas (2 Rs 3:21-27).

Bene-Hadade (o segundo) sitiou a Samaria nos dias de Jorão, de modo que houve ali muita fome, chegando o povo a recorrer ao canibalismo para sobreviver (2 Rs 6:29).

Houve ainda, conforme o aviso dado pelo Profeta Eliseu à sunamita (2 Rs 8:1-2) sete anos de fome sobre Israel, o que aparentemente coincide com o período relatado em 2 Rs 4:3, quando os profetas são servidos a comer uma planta envenenada. No entanto, não há como localizar com precisão onde este acontecimento se encaixa em termos cronológicos, mas, por se tratar de um período extenso, sete anos, deve provavelmente ter ocorrido entre 855 AC e 849 AC.

No tempo de Jorão o Profeta Eliseu ungiu Hazael rei da Siria e mandou ungir Jeú rei sobre Israel. Jeú viria a matar Jorão no seu 12º e último ano de reinado (847 AC), como também Acazias, rei de Judá, estabelecendo desta forma um outro ponto de sincronismo cronológico no período.

O Profeta Eliseu é a figura marcante deste período, onde detalhes de sua vida vida são relatados entre os capítulos 2 a 13 de 2 Rs. Os relatos contidos nos capítulos 2 a 8 estão visivelmente fora de uma ordem cronológica, o que mostra que na pesquisa que o relator de 2 Rs fez sobre as crônicas deste período, achou por bem inserir nos dias de Jorão os feitos do profeta.

Observe, por exemplo, a história de Geazi, o moço de Eliseu, comparando 2 Rs 5:27, quando Geazi é atacado pela lepra e 2 Rs 8:4-6, onde Geazi ainda está são. Não há nenhuma preocupação do relator com a cronologia do período, mas somente relatar os feitos do profeta.

Jorão governou até 847 AC. Durante seus 12 anos de reinado, Jeosafá e Jeorão co-reinaram por 9 anos, Jeorão reinou sozinho 3 anos, e Acazias 1 ano.

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Uncategorized

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s