Asa – 3° rei de Judá – 41 anos – 913 AC a 873 AC

Anno Mundi 2983 a 3023 A.M. (1 Rs 15:9-11)

Referência Bíblica
“E no vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar em Judá. E quarenta e um anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.” (1 Rs 15:9-10)

Asa foi o 3° rei de Judá, e de acordo com 1 Rs 15:9-11, começou a reinar no 20° ano de Jeroboão (2964 + 19 = 2983), e reinou 41 anos. O nome de sua mãe era Maaca, filha de Absalão, filho de Davi. Segundo Flavio Josefo, Maaca seria a filha mais velha de Tamar, esta sim, filha de Absalão.

Foi um rei fiel a Deus e fez remover de Judá os altares de deuses estranhos e fez o povo observar a lei de Moisés.

Tinha a seu serviço um exército de 580 mil homens. No seu tempo subiu contra Judá, por volta do ano 15 de Asa, o rei etíope de nome Zerá, que embora tivesse um exército muito maior, de cerca de 1 milhão de homens, foi derrotado por Asa.

Depois da guerra contra os etíopes, Asa foi visitado pelo Profeta Azarias (2 Cr 15:1-2), após o que, empreendeu profundas reformas religiosas em Judá, o que incluiu destituir sua própria mãe da dignidade de rainha-mãe, porque ela cultuava o deus Aserá, cuja imagem Asa destruiu.

Teve paz até o 35° ano de seu reinado. No 36° ano de Asa, subiu contra ele Baasa, rei de Israel, que veio a construir a fortaleza de Ramá, um bloqueio entre Judá e Israel, cuja finalidade para impedir tanto a entrada como a saída de Judá.

Nesta altura de sua vida parece que Asa se distanciara um pouco de Deus, e ao invés de a Ele recorrer para buscar socorro contra Israel, preferiu se valer do auxílio de Bene Hadade, rei da Síria, que a troco de ouro e prata retirados por Asa do Templo, veio contra Israel e forçou Baasa a se retirar da fronteira com Judá.

Há tres reis sírios chamados Bene-Hadade mencionados na Bíblia. O primeiro é este a quem Asa recorre, um segundo é mencionado nas Crônicas de Acabe, rei de Israel, e um terceiro, filho de Hazael (2 Rs 13:24), citado nos dias de Jeoás.

Também no 39° ano de seu reinado Asa adoeceu e mesmo assim não recorreu a Deus, preferindo confiar nos médicos.

Conforme 1 Rs 15:11 “Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai.” Asa Morreu no Anno Mundi 3023, deixando o reinado para seu filho Jeosafá, no 4° ano de Acabe, rei de Israel.

Durante seu reinado, Jeroboão – 1º rei de Israel – reinou 1 ano; Nadabe – 2º rei de Israel – reinou 2 anos; Baasa – 3º rei de Israel – reinou 24 anos; Elá – 4º rei de Israel – reinou 2 anos; Zinri – 5º rei de Israel – reinou 7 dias; Onri – 6º rei de Israel – reinou 12 anos e Acabe – 7º rei de Israel – reinou 4 anos até o ano em que Asa veio a falecer.

About these ads

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Asa – 3° rei de Judá – 41 anos – 913 AC a 873 AC

  1. marcos becare

    muito bom o estudo e muito bem esplicado me ajudou muito….evang.marcos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s