O 40º ano da peregrinação no deserto

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – 40º ano da peregrinação no deserto
Todos os eventos que se seguem aconteceram no Anno Mundi 2487, o quadragésimo e último ano de peregrinação de Israel pelo deserto.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – morte de Miriã no mês primeiro
Conforme Nm 20:1 “Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.”

O quadragésimo e último ano da peregrinação pelo deserto marca o fim da vida dos últimos hebreus ainda vivos entre a geração que deixara o Egito. Destes, somente Josué, Calebe e uns poucos que permaneceram fiéis a Deus (Js 24:31) terão o privilégio de entrar na Terra Prometida por Deus.

Miriã morreu no primeiro mês do quadragésimo ano desde o Êxodo, portanto em 2487 A.M. (2448 + 39).

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Moisés impedido de cruzar o Jordão
Nm 20:7-12 nos relata que acampados no Deserto de Zim, depois da morte de Miriã, como não houvesse água, nem para as pessoas nem para os animais, o povo reclamou com Moisés, que por sua vez pediu a Deus que lha providenciasse.

Deus diz então claramente a Moisés que “falasse” à rocha que lhe desse água, ao que Moisés desobedeceu e bateu-lhe com seu cajado duas vezes.

O resultado foi o mesmo das outras vezes: a água jorrou e todos puderam matar a sede. No entanto, Moisés, provavelmente por conta de sua irritação para com o povo, deixou se estar atento à ordem de Deus para que falasse à rocha, e não que lhe batesse com o cajado. Por conta deste ato, ambos, Moisés e Arão, foram impedidos de cruzar o Jordão. O povo, mesmo depois de experimentar por quarenta anos a providência de Deus, não deixou de externar sua incredulidade.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – morte de Arão no mês quinto
Quatro meses depois da morte de sua irmã Miriã, faleceu Arão, o sumo-sacerdote, quando Israel acampou no Monte Hor, na fronteira de Edom, no Anno Mundi 2487, quadragésimo ano desde o Êxodo. (Nm 20:28)

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Eleazar é o novo sumo sacerdote de Israel
Em lugar de Arão, foi ungido sumo-sacerdote Eleazar, seu terceiro filho (Ex 6:23), conforme Nm 20:28: “E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.”

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Israel derrota Arade, rei dos cananeus
Enquanto acampava próximo ao Monte Hor, de acordo com Nm 21:3 Israel derrotou os cananeus: “O Senhor, pois, ouviu a voz de Israel, e lhe entregou os cananeus; e os israelitas destruíram totalmente, a eles e às suas cidades; e o nome daquele lugar chamou Hormá.”

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Deus envia serpentes contra o povo
De acordo com Nm 21:4, saindo do Monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho a fim de rodear a terra de Edom, o povo blasfemou contra Deus e contra Moisés, tendo sido punido por serpentes que mataram muita gente. “E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.” (Nm 21:8)

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Israel conquista Hesbom
Conforme o relato de Nm 21:25-26, Israel conquista Hesbom, a qual tem um valor cronológico muito significativo, pois sua data (2487 A.M.) é o ponto de sincronismo a ser determinante para o cálculo das datas referentes ao período dos Juízes.

Trezentos anos depois deste acontecimento, no tempo em que Jefté será o oitavo juiz sobre Israel, a conquista de Hesbom é mencionada, conforme Jz 11:26: “Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom e nas suas vilas, e em Aroer e nas suas vilas, em todas as cidades que estão ao longo de Arnom, por que o não recuperastes naquele tempo?”

Não fosse o cruzamento destes dois eventos, seria impossível sincronizar as datas de Juízes, conforme veremos adiante quando tratarmos no ano 2787 A.M.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Moisés faz um novo censo
O capítulo 26 de Números relata a execução do segundo censo no deserto. Foram contados seiscentos e um mil e setecentos e trinta homens de guerra, de vinte anos para cima, entre os quais foi repartida a herança na Terra Prometida. (Nm 26:51)

No primeiro censo foram contados seiscentos e três mil, quinhentos e cinqüenta homens de guerra, a quase totalidade da geração que morreu no deserto, podendo-se constatar um crescimento populacional negativo durante a peregrinação.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Josué substitui Moisés
De acordo com Nm 27:22-23 – “fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação. E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés”.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Israel derrota os midianitas
“E pelejaram contra os midianitas, como o Senhor ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.” (Nm 31:7)

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – herança de Gade, Ruben e Manassés
“Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor.” (Nm 32:33)

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – Moisés delimita as terras
Os capítulos 34 a 36 de Números reportam os limites da Terra Prometida, os chefes de cada tribo encarregados da sua distribuição, além das regras sobre sua posse.

1409 AC – (Anno Mundi 2487) – morte de Moisés aos 120 anos
Conforme Dt 31:1-2 Moisés faleceu exatamente no dia em que completava 120 anos de idade. Vejamos o texto: “Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel, E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto, o Senhor me disse: Não passarás o Jordão.”

A expressão “sou eu hoje” não tem qualquer outro significado senão o de afirmar que exatamente naquele dia Moisés completava 120 anos de idade.

A data exata do falecimento de Moisés seria 7 de Adar (décimo segundo mês – Fevereiro / Março) do Anno Mundi 2487. Chega-se a esta conclusão retroagindo 33 dias a partir da data em que Josué cruzou o Jordão, em 10 de Nisã do Anno Mundi 2488 (Js 4:19); trinta dias durante os quais o povo permaneceu em Moabe lamentando a morte de Moisés, mais três dias concedidos por Josué para que o povo se preparasse para cruzar o Jordão. Vejamos Dt 34:8: “E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.”

Vejamos Js 1:11: “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes.”

Js 4:19: “Subiu, pois, o povo, do Jordão no dia dez do mês primeiro; e alojaram-se em Gilgal, do lado oriental de Jericó.”

Judas, no Novo Testamento, nos conta de um acontecimento não citado no Pentateuco, que diz respeito ao sepultamento de Moisés: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” (Jd 1:9)

Segundo a tradição cristã, este texto se encontrava descrito em um livro que não chegou aos nossos tempos intitulado “O Testamento de Moisés”,

About these ads

3 Comentários

Filed under Uncategorized

3 responses to “O 40º ano da peregrinação no deserto

  1. Daniel Microni Ferreira

    gostaria de saber onde esta na bíblia que o povo judeu deveria ter conquistado canaã em apenas quarenta dias e este tempo foi transformado em quarenta anos.

  2. Oi Daniel.

    Em nenhum lugar da Bíblia tem esta informação. Mesmo que considere os 40 anos no deserto, a conquista parcial de Canaã só se deu cerca de 20 anos depois disto, e integralmente nos dias de Davi.

    Grato pelo comentário.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s