O nascimento dos filhos de Jacó

Nascimento dos filhos de Jacó

1704 AC – (Anno Mundi 2192) – os casamentos de Jacó
Logo que chegou a Padâ-Harã Jacó conheceu Raquel, filha de seu tio Labão, irmão de Rebeca, sua mãe, por quem se apaixonou de imediato. Fez então um acordo com Labão de trabalhar pela mão de Raquel por 7 anos.

Jacó e Raquel - Gerbrand van den Eeckhout

Passado este tempo, portanto, no Anno Mundi 2192, foi feito o casamento, mas apenas no dia seguinte Jacó veio a descobrir que se casara com Léia (ou Lia). Quando questionou o sogro este lhe respondeu: “Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha” (Gn 29:26-28).

Jacó casou-se, portanto, com Lia e uma semana depois com Raquel, vindo a trabalhar pelo seu dote mais 7 anos. Jacó teria na ocasião 84 anos de idade enquanto que Lia e Raquel teriam 29 anos, a mesma idade, uma vez que eram gêmeas.

Labão deu de presente a cada filha uma serva: a Leia deu Zilpa e a Raquel, Bila. Ambas serão dadas por suas esposas no futuro a Jacó por concubinas e gerarão filhos.

Inspirado por esta união tempestuosa, cheia de disputas entre as esposas, Moisés editou uma lei proibindo tal tipo de casamento: “E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida” (Lv 18:18).

Gênesis nos conta que Raquel era uma mulher bonita enquanto Léia tinha olhos que chamavam atenção. De acordo com Gn 29:17: “Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista”.

Existem observações preciosas da parte da tradição judaica quanto à natureza destas duas mulheres. O Talmude diz, por exemplo, que Leia e Raquel eram gêmeas, com o que concorda Jasher, sendo esta a razão pela qual Jacó foi enganado tão facilmente. Diz também que Leia tinha olhos de uma mulher que chora constantemente, e que isto se devia ao sofrimento causado pela possibilidade, por ser a filha mais velha, de ter que vir a se casar com seu primo Esaú, homem de má fama, o mais velho dos filhos de Jacó, que por este motivo teria direitos sobre ela.

A tradição diz que Leia era uma mulher de oração, conforme demonstrava a expressão de seus olhos, e desta maneira conseguiu suplantar o seu destino.

Quanto ao futuro destas mulheres, Leia, além de haver gerado ela própria seis filhos e uma filha, entre eles estão Judá e Levi, de quem descenderão os reis e os sacerdotes de Israel. De Raquel também descenderão reis, mas enquanto os descendentes de Leia serão perenes, os de Raquel serão passageiros. Israel desaparecerá do cenário enquanto Judá, na plenitude dos tempos congregará a judéia, terra onde nascerá Jesus.

1704 AC a 1697 AC (2192 A.M. a 2199 A.M.) – os filhos de Jacó
Como já vimos pouco atrás, na passagem que se refere à benção dada a Jacó, temos a data exata do nascimento de José, em 2199 A.M., mas no período entre 2192 A.M. e 2198 A.M. não temos as datas precisas dos nascimentos dos demais filhos, mas temos a sequência dos nascimentos e sabemos que ocorreram todos no segundo período de 7 anos de Jacó em casa de Labão, lembrando que Jacó teve quatro mulheres que lhe geraram filhos.

1704 AC – (Anno Mundi 2192) – nascimento de Rubem – primogênito de Jacó, primeiro filho de Léia e Jacó(Gn 29:32);

1703 AC – (Anno Mundi 2193) – nascimento de Simeão – segundo filho de Léia e Jacó (Gn 29:33);

1702 AC – (Anno Mundi 2194) – nascimento de Levi – terceiro filho de Léia e Jacó (Gn 29:34);

1701 AC – (Anno Mundi 2195) – nascimento de Judá – quarto filho de Léia e Jacó (Gn 29:35);

1701 AC – (Anno Mundi 2195) – nascimento de Dã – quinto filho de Jacó, primeiro de Bila, serva de Raquel (Gn 30:4-6)

1700 AC – (Anno Mundi 2196) – nascimento de Naftali – sexto filho de Jacó, segundo de Bila, serva de Raquel (Gn 30:6-8);

1700 AC – (Anno Mundi 2196) – nascimento de Gade – sétimo filho de Jacó, primeiro filho de Zilpa, serva de Léia (Gn 30:9-10);

1699 AC – (Anno Mundi 2197) – nascimento de Aser – oitavo filho de Jacó, segundo filho de Zilpa, serva de Leia (Gn 30:12-13);

1699 AC – (Anno Mundi 2197) – nascimento de Issacar – nono filho de Jacó, quinto filho de Leia (Gn 30:17-18);

1698 AC – (Anno Mundi 2198) – nascimento de Zebulom – décimo filho de Jacó, sexto filho de Leia (Gn 30:19-20);

1697 AC – (Anno Mundi 2199) – nascimento de Diná – primeira filha de Jacó, primeira filha de Léia (Gn30:21);

1697 AC – (Anno Mundi 2199) – nascimento de José – décimo primeiro filho de Jacó, primeiro filho de Raquel (Gn 41:46).

Conforme já conferimos a exatidão da data, nasce no Anno Mundi 2199 José, primeiro filho de Raquel, décimo primeiro filho de Jacó, que tinha na ocasião, 91 anos de idade. Foram estes os filhos que nasceram a Jacó durante os 14 anos em que permaneceu em Padã Harã. Tanto o Talmude quanto a Seder Olam Rabbah estão de acordo com as mesmas datas.

Conforme veremos adiante, a data do nascimento de José pode também ser confirmada, conforme os apontamentos bíblicos, por cálculos que retrocedem desde a morte de Jacó, que viveu seus 17 últimos anos no Egito. Para melhor entendimento acesse o link: 1658 AC – (Anno Mundi 2238) – A chegada de Israel e sua família para o Egito

About these ads

12 Comentários

Filed under Uncategorized

12 responses to “O nascimento dos filhos de Jacó

  1. Se Terá morreu com 205 anos, então Abrão (aão) nasceu quando Terá
    tinha 130 anos, Porque Abrão(aão) foi para Canaã depois que Terá morreu, e Abrão(aão) saiu de Harã com 75 anos, no mesmo ano que Terá morreu, poristo eu acho que a data do nascimento de José filho de jacob esta errada.

  2. Jose Fabbri

    Oi Pedro, grato pelo comentário.
    Eu entendo tua colocação, que é baseada no Livro de Atos. No entanto, peço que leia o artigo sobre o nascimento de Abraão no link abaixo: http://cronologiadabiblia.wordpress.com/2010/12/02/80/

    Abraço

  3. Pingback: Índice (clique para acessar) | Cronologia da Bíblia

  4. Olá

    No texto é citado Gênesis 41: 45, mas na verdade o versículo que se trata da idade de José é um versículo depois Gênesis 41: 46

    E outra coisa, nesse versículo menciona a idade que José tinha quando Faraó nomeou como príncipe e não o nascimento dele.

  5. Olá, Ozéias, tem razão. Ja corrigi e coloquei também um esclarecimento adicional sobre o nascimento de José.

  6. Fonseca

    Aqui você fala que Jacó tinha 77 anos quando se casou com Raquel e Léia pois as duas eram gêmeas de acordo com o livro de Jasher e tinham 29 anos, mas se Jacó tinha 100 anos e Raquel tinha 45 quando Benjamin nasceu, não está batendo a idade de Raquel , pois esta deveria ter 22 anos ao se casarem.

  7. Oi Fonseca, meu irmão… você está certo de novo. Jacó teria 77 anos quando foi para Padã-Harã, e 84 quando se casou 7 anos depois.

    Grato pela dica.

  8. fernando

    Quantos anos tinha jose quando benjamin nasceu?

  9. Paullo Cezzar

    não gostei desse estudo não !!! Pois esta errado a idade de José eu queria saber quem foi o pai i a mãe dele mais não esta relatado mais o pai eu sei ne ? Jacó mais a mãe dele eu não sei alguem sabe e gostaria de falar pra mim ?

  10. Paulo, a mãe de José era Raquel.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s