Os casamentos de Isaque e Abraão

Rebeca e Isaque - Claude Lorrain

1808 AC – (Anno Mundi 2088) – casamento de Isaque
Isaque casou-se com Rebeca quando tinha 40 anos de idade, portanto, no Anno Mundi 2088, somados seu nascimento à sua idade na ocasião (2048 + 40). “E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu”. Gn 25:20

1806 AC – (Anno Mundi 2090) – Abraão casa com Quetura
Cerca de cinco anos depois da morte de Sara, Abraão toma Quetura por mulhar, que vem a ser mãe de seus outros seis filhos, a saber, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.

Acerca destes filhos, a Bíblia nos dá notícia de Midiã, quando muito no futuro, Moisés, fugindo do Egito, se refugia em terras com este nome, conforme relatado em Ex 2:15: “Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”.

De resto, os midianitas se tornaram inimigos de Israel, a tal ponto, que a última ordem dada por Deus a Moisés, antes de sua morte, foi dar combate a este povo, conforme Nm 31:2: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo”.

About these ads

4 Comentários

Filed under Uncategorized

4 responses to “Os casamentos de Isaque e Abraão

  1. Silvania Lemos

    Prezado irmão,
    pelo texto bíblico não fica claro que Abraão tenha se “casado” com Quetura, mas há registro de “concubinato” em I Crô 1:32 – Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz a Zinrã, a Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque e a Suá; e os filhos de Jocsã foram Seba e Dedã.

    Após a morte de Sara, em Gên 25:1 diz que Abraão “tomou” (escolheu) outra mulher, porém, “tomar” uma mulher nem sempre significa casamento. Em Gên 12:19 Faraó diz que havia “tomado” a Sara por sua mulher, mas isto representa uma tão somente “escolha”, mas não necessariamente aliança (casamento). Gên 34:2 também relata que Siquém, filho de Hamor “tomou” Diná e deitou-se com ela. Portanto, tomar foi uma escolha entre tantas mulheres, mas não uma aliança (casamento). Siquém propõe “o casamento” após ter “tomado” Diná, a proposta é aceita por Jacó mas, os irmãos de Diná, Simeão e Levi matam os siquemitas à traição quando estes se curavam da ferida da circuncisão (obediência às leis de Deus), que foi exigida para que fosse possível o casamento de Siquém com Diná.

    Posso estar errada, mas a Palavra faz separação entre esposa e concubina. Veja I Crô 3:9 onde são citados os “filhos de Davi” (filhos das suas várias esposas) e “filhos das concubinas”.

  2. Silvania Lemos

    Só para complementar, Agar, mãe de Ismael, já era concubina de Abraão. Após a morte de Sara Abraão “toma” não só Quetura como sua concubina (amante) mas toma outras, Gên 25:5-6 diz: 5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque; 6 Mas aos filhos “das concubinas” que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
    Paz!

  3. ” E ABRAÃO tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;” (Gn 25:1)

    Oi Silvania,
    Concordo com você. Foi a maneira de expressar o fato que não ficou clara.

    Observe que pelo mesmo raciocínio, que a expressão “tomar por mulher” não se aplica bem ao caso, pois é a mesma que faz referência a Sara: “E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.” (Gênesis 11 : 29)

    Já com relação ao concubinato se aplica. Só acho que Abraão teve só as duas concubinas, Agar e Quetura.

    De qualquer maneira mudei o texto para “Cerca de cinco anos depois da morte de Sara, Abraão toma Quetura por mulhar, que vem a ser mãe de seus outros seis filhos, a saber, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.”

    Grato pela ajuda.

  4. Pingback: CRONOLOGIA – OS CASAMENTOS DE ISAQUE E O DE ABRAÃO | jessedejesus

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s